Últimas Notícias

Romeno voador vence 100m livre mas recorde de Cielo permanece intacto, resumo do dia em Budapeste 2022

David Popovici venceu os 100m livre mas não conseguiu melhorar sua marca pessoal (Foto: Divulgação/FINA)

O Mundial de Esportes Aquáticos, em Budapeste, chegou ao sexto dia de competições, nesta quarta (22), com seis finais entre Nado Artístico e Natação. O Surto traz um resumo dos destaques desta competição multiesportiva que tem gostinho de Jogos Olímpicos:

Natação

Dressel fora do Mundial

A primeira grande decisão do dia aconteceu fora das piscinas com o anúncio da desistência oficial do multicampeão Caeleb Dressel do Mundial de Esportes Aquáticos. Em conjunto com seus técnicos e a equipe médica da delegação estadunidense, o atleta alegou questões médicas que não foram esclarecidas.

Caeleb Dressel está fora do Mundial de Esportes Aquáticos

Outras duas desistências foram de Arno Kamminga, dos Países Baixos, prata em Tóquio 2020, alegando não estar em sua melhor forma, e campeã nos 4x100m feminino neste mundial, Shayna Jack, da Austrália, que se chocou com outra nadadora durante o treino e sofreu uma fratura na mão.

Vamos às finais

A primeira medalha do dia saiu nos 200m borboleta feminino e foi a primeira de ouro do Canadá no Mundial. Com o tempo de 2:05.20, Summer McIntosh venceu com direito a recorde mundial júnior. A prata foi para Hali Flickinger, dos Estados Unidos e o bronze de Yufei Zhang, da China.

Sensação do campeonato, David Popivici foi ouro nos 100m livre em uma final de prova incrível. Com 47.58, o romeno não confirmou os prognósticos e o recorde mundial de César Cielo (46.91) continua intacto. 

Popovici é o segundo homem da história a vencer os 100m e 200m num mesmo Mundial, feito antes alcançado por Jim Montgomery, dos Estados Unidos, em Belgrado 1973. Maxime Grousset, da França, foi prata apenas a seis centésimos do campeão. O bronze foi de Joshua Liendo Edwards, do Canadá, que ficou a treze centésimos da vitória.

Nos 50m costas feminino, prova que teve a brasileira Etiene Medeiros no pódio nos últimos mundiais, Kylie Masse, do Canadá foi ouro com 27.31. A prata foi da estadunidense Katharine Berkoff, com 27.39 e o bronze da francesa Analia Pigree, com 27.40.

Na penúltima final do dia, os 200m medley, Leon Marchand, da França, conquistou sua segunda medalha de ouro, terceira no Mundial, com o tempo 1:55.22. A prata foi de Carson Foster, dos Estados Unidos, com 1:55.71 e o bronze ficou com o campeão mundial da prova em 2019, Daiya Seto, do Japão, com 1:56.22.

Fechando a programação de finais, o revezamento 4x200m feminino com vitória dos Estados Unidos após excelente estratégia com a entrada de Katie Ledecky (3º ouro no Mundial) como terceira atleta na água, fechando com o melhor tempo da história do Mundial, com 7:41.45. Também nadaram a final pelo time estadunidense Claire Weinstein, Leah Smith e Bella Sims. A prata foi para a Austrália (Madison Wilson, Leah Neale, Kiah Melverton e Mollie O'Callaghan) com 7:43.86 e o bronze do Canadá (Summer McIntosh, Kayla Sanchez, Taylor Ruck e Penny Oleksiak) com 7:44.76. A China, recordista mundial na prova, terminou em 4º.

Históricas! Brasileiras da Natação conquistam feitos inéditos no Mundial de Esportes Aquáticos

Nado Artístico

Na única final disputada no dia, a japonesa Yukiko Inui conquistou sua segunda medalha de ouro no Nado Artístico no Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste vencendo a rotina livre do solo com 95.3667 pontos. A prata ficou com Marta Fiedina, da Ucrânia, com 93.800 pontos e o bronze foi de Evangelina Platanioti, da Grécia, com 93.800. 

Japonesa conquista segundo ouro no Nado Artístico, brasileiras fora de final por equipes no Mundial

Polo Aquático

Nesta quarta (22), foi disputada a segunda rodada do torneio feminino de Polo Aquático. No grupo A, o Canadá conseguiu sua primeira vitória batendo a Colômbia por 22 a 2. Já a Hungria perdeu para a Itália por 10 a 9, decepcionando o público presente.

Após ser goleada na primeira fase, a Argentina conseguiu um triunfo sobre a África do Sul, por 7 a 6, que praticamente a classificou para as oitavas de final. Já, os Estados Unidos, permanecem firmes em busca de mais um título. A vítima da vez foram os Países Baixos com o placar de 11 a 7.

Pelo grupo do Brasil, a Austrália atropelou a Nova Zelândia por 11 a 2 e praticamente garantiu sua vaga na próxima fase. As brasileiras foram derrotadas pelo Cazaquistão, por 10 a 6, e agora precisam de um milagre para passar de fase.

Meninas do Polo Aquático perdem para o Cazaquistão e ficam longe da próxima fase no Mundial

Em confronto direto, Espanha e Grécia empataram por 10 a 10 pelo grupo D e vão esperar a última rodada para saber quem passa direto pras quartas ou terá que disputar as oitavas de final. Já a França conseguiu se recuperar da derrota na estreia com um 24 a 8 sobre a Tailândia.

Quadro de Medalhas

Após seis dias de disputas, o Canadá teve um grande dia nas piscinas, com dois ouros, e entrou no top 5 do quadro de medalhas do Mundial de Esportes Aquáticos: 

1º Estados Unidos - 11 ouros, 6 pratas e 9 bronzes (26)

2º Itália - 4 ouros, 1 prata e 3 bronzes (8)

3º China - 3 ouros e 4 bronzes (7)

4º Austrália - 2 ouros, 5 pratas e 1 bronze (8)

5º Canadá - 2 ouros, 3 pratas e 2 bronzes (7)

12º Brasil - 1 prata e 1 bronze (2)

Próximos passos

Nesta quinta (23), chegamos ao sétimo dia de disputas em Budapeste com seis finais. Vamos à programação:

Natação

Valendo Medalha

100m livre (F)

200m peito (F)

200m costas (M)

200m peito (M)

Revezamento 4x200m livre (M)

Preliminares

100m borboleta (M) - Matheus Gonche e Vinícius Lanza

200m costas (F)

50m livre (M) - Bruno Fratus e Luiz Gustavo Borges

50m borboleta (F) - Giovanna Diamante

Revezamento 4x200m livre (M) - Brasil

800m livre (F) - Viviane Jungblut e Gabrielle Roncatto

Nado Artístico

Valendo Medalha

Dueto Feminino (Rotina Livre)

Preliminares

Equipes Femininas (Highlights) - Brasil

Polo Aquático

2ª rodada - Torneio Masculino

Grupo A

Geórgia x Montenegro

Hungria x Brasil

Grupo B

Croácia x Alemanha

Japão x Grécia

Grupo C

Espanha x África do Sul

Itália x Canadá

Grupo D

Sérvia x Austrália

Cazaquistão x Estados Unidos

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar