Filipe Toledo tira 10 e é tricampeão da etapa de Saquarema
Com perfeição, Filipe Toledo venceu nesta terça (28), a etapa de Saquarema da Liga Mundial de surfe (WSL) após conseguir uma nota 10, em um aéreo perfeito na final contra o também brasileiro Samuel Pupo. Esse é o terceiro título dele em Saquarema, onde ele ganhou em 2018 e 2019 e o quarto dele no Rio Pro, que em 2015 foi realizado na Barra da Tijuca.
O resultado deixa ele ainda mais na liderança do campeonato e o brasileiro se torna o homem a ser batido na temporada 2022. Já classificado para a final, ele terá a vantagem de precisar disputar apenas duas baterias para se consagrar campeão do mundo. Em 2021, ele venceu Ítalo Ferreira na semifinal e perdeu para Gabriel Medina na final.
A nota máxima de Filipe veio no décimo minuto de bateria, quando seu adversário tentava uma manobra aérea depois de uma batida no lip e caia. Toledo pegou uma onda volumosa e voou alto, com rotação completa e aterrissagem perfeita na espuma.
A ONDA NOTA 10.0 UNÂNIME DE FILIPE TOLEDO!
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) June 28, 2022
História sendo feita aqui em Saquarema no #OiRioPro apresentado por @corona #WSLBrasil pic.twitter.com/mhpafbxjbV
Os juízes foram unânimes e deram todos nota dez, para delírio do Maracanã do surfe, que explodiu em felicidade.
A reação da Família/Equipe do Filipe Toledo! 🇧🇷 #WSLBrasil pic.twitter.com/vSmJuZzOzi
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) June 28, 2022
Cinco minutos depois, ele pegou uma onda e a surfou com um floater, uma batida forte no lip e uma rasgada perfeita, recebendo 8.67. Isso deixou Samuel precisando de 18.67 na combinação e a final ficou praticamente decidida.
Samuca tentou alguns aéreos para reagir, mas acabou caindo, já que as manobras tinham dificuldade extrema. Para dificultar ainda mais, Filipe ainda achou um tubo, mas recebeu apenas 7.33. No final, Pupo ainda conseguiu um 8.00 com belas rasgadas e o resultado final foi 18.67 a 10.73
Confira como foram semifinais
Samuel enfrentou Ítalo na primeira semifinal e o potiguar foi quem pegou as primeiras ondas, somando 4.33 e 3.50. O paulista reagiu e conseguiu notas boas, fazendo 6.17 e 5.27, deixando o campeão olímpico precisando de 7.11.
Foi então que a segundos do fim ele chegou a pegar uma onda para tentar a virada, mas sua nota foi 5.73 e ele acabou na terceira colocação.
SAMUEL PUPO ESTÁ NA FINAL DO @oi_oficial RIO PRO APRESENTADO POR @Corona!!!
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) June 28, 2022
Assista em https://t.co/hRoBt09QSY ou @sportv #WSLBrasil pic.twitter.com/dogevWy7BJ
Já Filipe e Yago Dora fizeram uma batalha aérea, com vantagem para Dora no começo, que somou 8.67 junto de um 5.67, deixando Toledo na combinação. O lycra amarela reagiu e somou 8.34 e 4.92, este último em um aéreo na qual a torcida discordou da nota e vaiou os jurados.
Um pouco mais tarde, Filipinho acertou o aéreo, recebeu 8.93 e assumiu a liderança da bateria, vencendo-a por 17.36 a 15.34.
Filipe Toledo bate Yago Dora na 2º semifinal e está na grande final do #OiRioPro apresentado por @corona contra Samuel Pupo! Essa final vai pegar fogo aqui em Saquarema! #WSLBrasil pic.twitter.com/rUH3baMXAU
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) June 28, 2022
Tatiana Weston-Webb fica na terceira colocação
A única brasileira na disputa feminina encarou o difícil desafio de enfrentar a líder do campeonato e atual campeã olímpica, Carissa Moore (HAW) e acabou eliminada na semifinal.
A havaiana começou melhor e na metade da bateria, já tinha 10.67 no seu somatório com um 7.00 e um 3.67. Tati reagiu e fez 6.00 e 5.67, precisando de um 6.71 para virar. Porém, Carissa achou uma onda 7.60 e acabou com as chances da gaúcha.
Na final, contra a francesa Johanne Defay, Carissa virou nos momentos com belas rasgadas, feitas com força e espalhando bastante água, avaliada em 9.50, levando o público ao delírio.
Carissa Moore decisiva demais para conquistar o @oi_oficial Rio Pro apresentado por @corona!
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) June 28, 2022
Conseguiu um 9.50 no último minuto da final!!!#WSLBrasil pic.twitter.com/p5D3hvQO7e
A próxima etapa será em J-Bay, na África do Sul, com a janela de evento marcada para começar em 12 de julho e terminar no dia 21.
Foto: Thiago Diz/WSL
Postar um comentário