Espanha desiste de candidatura para receber os Jogos Olímpicos de Inverno de 2030


O Comitê Olímpico Espanhol (COE) anunciou na terça-feira (22) o fim da candidatura do país para receber os Jogos Olímpicos de Inverno de 2030.

De acordo com o comitê, o motivo da desistência foram as diferenças políticas entre as regiões da Catalunha e de Aragão, que receberiam a maior parte dos eventos dos Jogos.

Catalunha chegou a propor uma candidatura solo para receber os Jogos como plano B, mas acabou sendo rejeitada pelo COE.

Alejandro Blanco, presidente do COE, disse que essa candidatura foi autodestruída pelos conflitos políticos "em casa" e que não havia outra alternativa a não ser encerra-la. 

Blanco disse ainda que transformaram a candidatura em uma guerra entre separatistas e constitucionalistas e que vai compra o espirito Olímpico.

Após a desistência, a Espanha confirmou que segue com discussões para o Comitê Olímpico Internacional (COI) para receber os Jogos Olímpicos além de 2030.

De acordo com os planos da candidatura, Barcelona receberia os eventos indoor, os Pirineus os eventos de neve enquanto os esportes de trenó aconteceriam em outro país, já que a Espanha não possui uma pista para luge, bobsled e skeleton.

Foto: Enrique Cidoncha

Postar um comentário

To Top