Conmebol e UEFA anunciam novas versões da Finalíssima para o futebol feminino e para o masculino sub-20

 

Após o sucesso da primeira edição da Finalíssima entre Argentina e Itália, vencedores da Copa América e Eurocopa, UEFA e Conmebol anunciaram nesta quinta-feira (6) novos torneios para o futebol feminino, o sub-20 e o futsal.  


A versão feminina será enfrentada pelas vencedoras da Copa América realizada em julho na Colômbia e a seleção campeã da Euro Feminina de 2022, também disputada em julho, mas na Inglaterra. Já a versão juvenil ocorrerá no dia 21 de agosto no Estádio Centenário, em Montevidéu entre os campeões da Libertadores sub-20, o Peñarol e da Uefa Youth League, o Benfica. 


Quanto ao futsal, será organizado um quadrangular entre seleções, o famoso "Final Four" e terá como Buenos Aires com sede. A primeira edição contará com as seleções campeãs e vice da Copa América, Argentina e Paraguai, e Portugal e Espanha, vencedora e terceira colocada no último campeonato Europeu. A segunda colocada, Rússia, foi banida pela UEFA de todas as competições internacionais. O torneio ocorrerá entre 16 e 18 de Setembro de 2022 na Movistar Arena. 


Para acompanhar quem fará parte da Finalíssima Feminina, a Copa América Feminina terá início no dia 8 de julho na Colômbia, nas cidades de Armenia, Bucaramanga e Cali. As seleções foram dividas em dois grupos, tendo o Brasil, atual campeão, como cabeça de chave do grupo B, seguida por Peru, Venezuela, Argentina e Uruguai. No grupo A estão Colômbia, Chile, Equador, Paraguai e Bolívia. 


As duas melhores de cada grupo avançam para as semifinais e quem levar a melhor no confronto, disputará a final no dia 30 de julho. Com novo formato, a seleção campeã, a vice-campeã e a terceira colocada garantem vaga para o Mundial em 2023 na Austrália e Nova Zelândia. A campeã ainda garante vagas para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.   


13ª edição da Eurocopa de Futebol Feminino terá como sede a Inglaterra e contará com a participação de 15 seleções nos dias 6 a 31 de julho, com a final no estádio de Wembley em Londres.


Separadas em 4 grupos, Inglaterra, Áustria,  Noruega e Irlanda do Norte se enfrentam no grupo A. Alemanha, Dinamarca, Espanha e Finlândia disputam no grupo B. A atual campeã Holanda defenderá seu título no grupo C contra Suécia e Suíça. A Rússia inicialmente faria parte, mas foi excluída por conta das invasões à Ucrânia. França, Itália, Bélgica e Islândia fecham o grupo D. 


A novidade é que a UEFA premiará a seleção campeã com 16 milhões de euros, o dobro do que foi distribuído na edição anterior em 2017. 


Foto: Staff Images Woman/Conmebol)

Postar um comentário

To Top