Catarinense quebra recorde mundial no lançamento de dardo na 2ª Fase do Circuito Nacional de atletismo


O catarinense Edenilson Floriani bateu o recorde mundial no lançamento de dardo, da classe F42 (para atletas com deficiência nos membros inferiores), no sábado (18) durante a 2ª fase do Circuito Nacional de atletismo paralímpico no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Edenilson lançou para 59,19 m na manhã deste sábado e superou sua própria marca de 56,56 m, alcançada no dia 29 de setembro de 2019, também na capital paulista. "É uma alegria saber que estou voltando ao meu ritmo de antes da pandemia. Foi um período difícil e complicado para treinar. Sempre é bom melhorar o desempenho”, disse o atleta, que, nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, disputou o lançamento de dardo e o arremesso de peso, ficando em 6º e 7º lugares, respectivamente. Na capital japonesa, sua marca no dardo foi de 55,54 m.

Vale ressaltar que tanto na 2ª Fase do Circuito Nacional como em competições internacionais, como os Jogos, Edenilson compete contra lançadores de outras classes. O recorde de hoje é referente apenas à sua classificação esportiva (F42).

Durante a prova do catarinense neste sábado, os termômetros na zona sul da cidade de São Paulo registravam 15º C e chovia no campo de atletismo do CT Paralímpico. Edenilson afirmou que, por ser do sul do país, está acostumado com o frio. No entanto, ponderou que este clima atrapalha os atletas.

“O vento estava contra e ele influencia no nosso desempenho. Em dias como o de hoje, nós temos que tomar um cuidado maior para fazer o lançamento e manter o corpo aquecido o tempo todo. Eu, particularmente, não paro de me mexer”, relatou o Edenilson, que é natural de Joinville, representante do clube CEPE/SC e entrou no esporte paralímpico após sofrer um acidente automobilístico. Por causa do ocorrido em 2011, ele tem uma atrofia no joelho esquerdo. Neste domingo, o catarinense volta ao campo do CT Paralímpico para competir no arremesso de peso.

Foto: Alexandre Carvalho/CPB

Postar um comentário

To Top