Canadá conquista o título do Mundial de Hóquei no Gelo sub-18 feminino


O Canadá conquistou na segunda-feira (13) o título da edição 2022 do Mundial de Hóquei no Gelo sub-18 feminino, realizada na cidade de Madison (USA).

A competição foi composta por oito times divididos em duas chaves de quatro. As duas primeiras do grupo A avançaram diretamente para as semifinais, enquanto as outras duas equipes do grupo A e as duas primeiras do grupo B jogaram os playoffs de quartas de final. As duas piores equipes jogaram a repescagem em que a perdedora foi rebaixada para a divisão IA em 2023.

A Rússia estaria no grupo A, mas como foi suspensa em virtude da invasão a Ucrânia, a Eslováquia, que havia sido rebaixada em 2020, foi salva da degola e permaneceu na divisão principal.

As canadenses tiveram um inicio ruim na competição, perdendo dois dos três jogos na primeira fase (0-2 FIN e 0-7 USA). Vencendo apenas a Suécia por 3-1, ficando em terceiro lugar no grupo A.

Nos playoffs de quartas de final, goleou a Eslováquia sem problemas por 7-0 e na semifinal, teve a sua revanche contra a Finlândia, vencendo por 2-1.

Na decisão, enfrentou o rival Estados Unidos e chegou a abrir 3-0 contra as adversárias. Mas os EUA     reagiram, fizeram dois gols e diminuíram a diferença para 3-2. No último período, as canadenses seguraram o placar e ganharam o título pela 6ª vez.

A Finlândia ficou com o bronze após superar a Suécia por 3-0.

Na repescagem, a Suíça ganhou os dois jogos contra a Alemanha (1-0 e 7-3) para garantir a permanência em 2023. As alemãs serão substituídas pelo Japão, campeão da Divisão IA.

Em 2023, o Mundial será disputado na Suécia.

Foto: Micheline Veluvolu/HHOF IIHF Images

Postar um comentário

To Top