FIG impede Rhys McClenaghan de lutar pelo bi do cavalo com alças nos Commonwealth Games

 

O ginasta Rhys McClenaghan falou da grande decepção ao ser informado que não foi liberado para ir busca do bicampeonato do Commonwealth Games.

A decisão foi anunciada pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) anunciou que os ginastas Rhys McClenaghan, Eamon Montgomery e Ewan McAteer não estão liberados para competir representado a Irlanda do Norte.

A entidade organizadora da competição disse que contestará a decisão da FIG.

McClenaghan é o mais notável atleta que foi impactado pela decisão da FIG e tem como principais resultado uma final olímpica e o ouro da Commonwealth Games na edição de Gold Coast 2018.

“Ser atual campeão do Commonwealth Games no cavalos com alças e, em seguida ser informado de que você não irá ao evento da próxima vez, isso me atinge com força e atinge meus companheiros de equipe com força”, disse McClenaghan à BBC Sport NI.

“Todos nós trabalhamos muito duro antes dessas competições e para uma competição dessa magnitude, é uma das maiores para todos nós, ser tirado de nós assim é muito decepcionante”.

Embora desapontado pela decisão da FIG, McClenaghan ainda espera que a decisão seja revertida.

“A FIG está definitivamente sozinha nesta decisão porque essas decisões não acontecem em outros esportes”, acrescentou.

“Espero que a Federação Internacional de Ginástica perceba que está sozinha nesta decisão e espero que essa decisão possa ser revisada”.

“Vou continuar treinando o máximo que puder e continuar trabalhando para esse Commonwealth Games, e minha esperança é competir e manter a medalha de ouro. É apenas um jogo de esperança agora”.

A razão da decisão da FIG que já é uma prática nas competições chanceladas pela entidade, onde ginastas da Irlanda do Norte tem que escolher defender a Grã-Bretanha ou a Irlanda.

Em resposta a decisão da FIG, a Commonwealth Games NI disse que “a entidade parece ter desconsiderado completamente o Acordo de Belfast. Eles estão fora de sintonia com todos os nossos outros esportes membros”.

“Historicamente, a equipe da Irlanda do Norte em todos os Commonwealth Games inclui atletas de vários esportes que escolheram representar a Grã Bretanha ou a Irlanda em Campeonatos Mundiais ou Jogos Olímpicos”.

A entidade que organiza o Commonwealth Games vem buscando uma solução, mas sem sucesso até o momento.

“Apreciamos plenamente a natureza complexa e sensível deste assunto e fizemos tudo o que podemos para encontrar uma solução, incluindo facilitar a consideração urgente do Comitê Executivo da FIG”, disse a Federação do Commonwealth Games.

“Como uma organização centrada no atleta, compartilhamos a decepção dos atletas e fãs de ginásticas afetados e estamos discutindo com a federação da Irlanda do Norte os próximos passos”.

“Continuamos a trabalhar em parceria com a FIG nos preparativos para a competição de ginástica de Birmigham 2022”.

A entidade responsável pelo esporte na Irlanda do Norte disse que a decisão da FIG “não respeita as circunstâncias únicas ou a complexidade da identidade na Irlanda do Norte, a apoiamos a Commonwealth Games NI em seus esforços para reverter a situação”.

Foto: Inpho/ James Crombie

Postar um comentário

To Top