Brasil fecha Pan de Wrestling com prata, bronze e mais uma vaga em Santiago 2023


Terminou neste domingo o Campeonato Pan-Americano de wrestling, disputado em Acapulco no México. No último dia da competição, Vinícius Joaquim faturou prata na categoria até 70 kg do estilo livre, enquanto Cesar Alvan (74 kg) conquistou o bronze.

Além de subir no pódio, César Alvan garantiu vaga para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Por outro lado, Vinícius Joaquim, apesar de ter sido vice-campeão, não ganhou direito de ir aos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 porque a categoria dele não é olímpica e a vaga não estava em disputa.

Com os resultados deste domingo, o Brasil fechou o Campeonato Pan-Americano de wrestling com nove medalhas: quatro pratas e cinco bronzes.

Na quinta, na abertura da competição, Eduard Soghomonyan e Kenedy Pedrosa conquistaram prata. Na sexta, Brenda Pereira também foi vice-campeã e Joílson Júnior foi bronze. No sábado, Giullia Penalber, Laís Nunes e Grabriela Rocha ficaram em terceiro lugar.

Os sete medalhistas das modalidades olímpicas garantiram classificação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Com isso, o Brasil tem oito categorias garantidas, já que Igor Queiroz conseguiu uma vaga no fim do ano passado nos Jogos Pan-Americanos da Juventude de Cáli-2021.

Na categoria até 70 kg, apenas seis lutadores participaram da competição. Na primeira fase, os atletas foram divididos em dois grupos de três. Vinícius Joaquim perdeu na estreia para o canadense Emmanuel Olapade, mas venceu Zain Retherford, dos Estados Unidos e conseguiu se classificar para a semifinal.

A vaga na decisão foi conquistada com uma vitória de 14 a 10 sobre Alexis Magallanes, do México. Na disputa do ouro, Vinícius Joaquim voltou a perder para Emmanuel Olapade e ficou com a prata.

Na categoria até 74 kg, Cesar Alvan fez 8 a 0 sobre o dominicano Julio Romero e avançou para as quartas de final, fase em que derrrotou por 5 a 0 o canadense Jasmit Phulka.

Na semifinal, no entanto, ele perdeu para o portorriquenho Franklin Matos por 11 a 0 e foi enfrentar o chileno Leon Lanas na disputa pelo bronze, duelo que o brasileiro venceu por 10 a 0 para ficar com o terceiro lugar.

Gabriel Silva venceu por encostamento o dominicano Elison Garcia na estreia da categoria 125kg do estilo livre masculino, mas perdeu para o canadense Amarveer Dhesi nas quartas.

Como o algoz avançou para a final, Gabriel Silva foi repescado direto para a disputa do bronze contra Catriel Muriel, da Argentina, mas foi derrotado e ficou em quinto lugar.

Apesar do resultado negativo, Gabriel Silva teve a chance de lutar pela vaga nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 contra o portarriquenho Charles Merril, mas foi derrotado novamente.

Outros quatro brasileiros disputaram o Campeonato Pan-Americano de wrestling neste domingo, mas foram eliminados na primeira rodada: Ailton Brito Rocha (97 kg), Giovanni Piazza (86 kg) e Dom Juan Ferreira (65 kg).

Postar um comentário

To Top