Brasil conquista duas medalhas no Pan de Wrestling e garante mais uma vaga em Santiago 2023


No segundo dia do Campeonato Pan-Americano de wrestling, em Acapulco, no México, o Brasil faturou mais duas medalhas e garantiu mais uma vaga nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Joílson Júnior conquistou o bronze e se classificarou para a competição do ano que vem no Chile. Já Brenda Pereira foi vice-campeã, mas numa categoria não olímpica.

Joílson Júnior estreou na categoria 77 kg do estilo greco-romano com uma vitória de 5 a 1 sobre o dominicano Luis León, mas não conseguiu passar, na semifinal, pelo guatemalteco David Chuoc Huoc, que venceu por 9 a 1. Na decisão do bronze, no entanto, ele se recuperou, fez 8 a 0 em cima do canadense John Yeats, garantiu o terceiro lugar e carimbou o passaporte para Santiago-2023.

Já André Luiz Pinto, na categoria até 87 kg do estilo greco-romano, foi arrasador na estreia e precisou de apenas 26 segundos para vencer o chileno Guillermo Sepúlveda e avançar para as quartas de final. Na fase seguinte, contudo, não resistiu ao cubano Daniel Hechavarria, que venceu por 9 a 0. Apesar da derrota, o brasileiro foi repescado e voltou para o torneio para enfrentar o mexicano Afonso Yepez pela medalha de bronze. Se vencesse, garantiria vaga nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, mas foi derrotado por 7 a 5.

Como Cuba, de Daniel Hechavarria, que foi o campeão, já tinha a vaga garantida, André Luiz Pinto ganhou mais uma chance de tentar a classificação para os Jogos Pan-Americanos contra o hondurenho Ariel Rodriguez, que perdeu a outra disputa do bronze da categoria para Carlos Jaramillo, da Colômbia, mas acabou derrotado novamente.

Na estreia do Brasil no estilo livre feminino, Brenda Aguiar competiu na categoria até 72 kg, que não é olímpica e, portanto, não havia vaga para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 em disputa. Com apenas três lutadoras na chave, ela já tinha medalha garantida antes mesmo da competição começar, mas foi em busca do ouro.

Na estreia, perdeu para a americana Skylar Grote, mas, depois, conseguiu vencer a mexicana Maria Guadalupe e faturou a medalha de prata.

Com os resultados desta sexta-feira, o Brasil soma quatro medalhas no Campeonato Pan-Americano de wrestling, já que no primeiro dia conquistou prata com Eduard Soghomonyan e Kenedy Pedrosa, respectivamente, nas categorias até 130 e 67 kg do estilo greco romano. Além disso, também são quatro as vagas garantidas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023: as três conquistadas em Acapulco, duas na quinta e uma na sexta, e a que Igor Queiroz conseguiu no fim do ano passado nos Jogos Pan-Americanos da Juventude.

Foto: Tony Rutondo/UWW

Postar um comentário

To Top