Refugiada ucraniana vence a Maratona de Jerusalém



A corredora ucraniana Valentyna Veletska venceu nesta sexta (25), a Maratona de Jerusalém, com o tempo de 2:45.54. A vitória foi especial por ser seu primeiro triunfo após ela fugir da Ucrânia em razão da guerra no seu país. 


Veletska já estava se preparando para o evento, quando teve que fugir com sua filha de apenas 11 anos de idade para a Polônia. Com muita vontade de competir, ela pediu ajuda para os organizadores da prova, em busca de uma autorização para entrar no país e tudo deu certo.


Enquanto ela ganhava a maratona, seu marido estava na frente de batalha lutando contra a invasão russa. Valentyna comemorou muito a vitória e passou a linha de chegada com as bandeiras da Ucrânia e de Israel nas mãos.



"Eu estou realmente muito feliz aqui. Eu terminei a prova e recebi muita energia das pessoas aqui. De verdade, hoje foi o meu primeiro dia bom desde a invasão russa", disse a atleta em entrevista ao portal Ynet.


Após a prova, ela ainda falou que dar o seu melhor é o jeito dela chamar atenção para a situação do seu país. Valentyna não deixou claro se irá voltar para a Polônia após esse fim de semana.


No masculino, a maratona foi vencida pelo israelense Ageze Gaudie, com o tempo de 2:37.17.


Foto: AP Photo/Mahmoud Illean

Postar um comentário

To Top