Últimas Notícias

Gabriel Araújo bate recorde mundial nos 50m borboleta na World Series de Natação Paralímpica na Itália


O campeão paralímpico Gabriel Araújo, classe S2, estabeleceu o novo recorde mundial na prova de 50m borboleta no domingo, 13, na etapa da Itália do World Series, circuito internacional da natação organizada pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

Nas eliminatórias, pela manhã, ele já havia quebrado o recorde mundial com o tempo de 57s21. A marca internacional, anteriormente cravada em 1min01s65, já pertencia ao brasileiro desde 2019. Na final, no começo da tarde deste domingo (de Brasília), o mineiro de apenas 19 anos concluiu a prova em 56s62.

Gabriel tem focomelia, doença congênita que impede a formação normal de braços e pernas. Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, sua primeira participação, ele faturou duas medalhas de ouro (200m livre e 50m costas) e uma de prata (100m costas).

Apesar do recorde mundial nos 50m borboleta, Gabriel ficou em quarto lugar na classificação geral, já que as disputas são multiclasse e a premiação é feita com base no índice técnico competitivo (ITC) alcançado pelo atleta. A medalha de ouro desta prova ficou o catarinense Talisson Glock (S6).

Nos 150m medley, Gabriel Araújo e Lídia Vieira (SM4) conquistaram o ouro no masculino e feminino, respectivamente.

Já nos 100m borboleta, o paulista Gabriel Bandeira, da classe S14 (para deficientes intelectuais), conquistou o ouro com o tempo de 55s68, mesma prova em que foi campeão nos Jogos de Tóquio 2020.

Ao todo, no domingo, o Brasil conquistou quatro ouros, uma prata e um bronze.

Foto: Divulgação/IPC

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar