Favoritismo confirmado: o Comitê Olímpico Russo ganhou a medalha de ouro na competição por equipes da patinação artística nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022. Destaque para a apresentação de Kamila Valieva, que se tornou a primeira mulher a executar um salto quádruplo em Jogos Olímpicos.
Os russos assumiram a liderança após o segundo dia da disputa e dispararam na frente com as melhores notas nos pares e no feminino e com um segundo lugar na dança no gelo. Nos pares, Anastasia Mishina e Aleksandr Galliamov conseguiram a maior pontuação do dia (145.20) apesar de um susto. A dupla acertou toda a sua apresentação, mas caíram no último elemento técnico, um levantamento de alto grau de dificuldade.
O ouro foi garantido com o segundo lugar na dança no gelo. Victoria Sinitsina e Nikita Katsalapov conseguiram fizeram uma boa apresentação e conseguiram 128.17 pontos na dança livre.
Victoria Sinitsina e Nikita Katsalapov - Foto: Evgenia Novozhenina/Reuters |
A vitória foi coroada com a apresentação de Kamila Valieva no programa longo feminino. Ela conseguiu fazer três saltos quádruplos, se tornando a primeira mulher a realizar saltos com quatro rotações em Jogos Olímpicos. Foram um quádruplo Salchow e um quádruplos toeloop combinado com um triplo toeloop. Ela ainda tentou outro quádruplo toeloop mas acabou caindo.
Na disputa pelas outras medalhas, os Estados Unidos ficou com a prata e o Japão com o bronze. O segundo lugar dos norte-americanos teve como destaque as performances na dança no gelo, onde conseguiram superar os favoritos russos. Nesta segunda (7), Madison Chock e Evan Bates conseguiram 129.07 pontos.
Já o bronze japonês teve como destaque no último dia da disputa em equipe nos pares e no feminino, com dois segundos lugares. Miura Riku e Kihara Ryuichi conseguiram 139.60 pontos e Sakamoto Kaori teve 148.66 entre as mulheres.
Sakamoto no seu programa longo - Foto: Evgenia Novozhenina/Reuters |
Classificação final:
1. Comitê Olímpico Russo 74
2. Estados Unidos
3. Japão
4. Canadá
5. China 50
0 Comentários