Brasileiros tentam índice para o Mundial do Oregon na Maratona de Sevilha


Em busca dos índices exigidos pelo World Athletics (WA) e referendados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para a disputa do Mundial de Oregon, de 15 a 24 de junho, na cidade de Eugene, nos Estados Unidos, atletas brasileiros competem no domingo (20/2) na Maratona de Sevilha, na Espanha. O Brasil contará com nove representantes na competição – quatro no feminino e cinco no masculino. O objetivo é completar a prova de 42,195 km, em menos de 2:11:30 entre os homens e de 2:29:30 entre as mulheres.

Alguns atletas experientes vão participar. O maior exemplo é Paulo Roberto de Almeida Paula (São Paulo-SP), aos 42 anos, representante do Brasil nas Olimpíadas de Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2021. Ele tem como melhor resultado o sétimo lugar no Campeonato Mundial de Moscou, em 2013.

"Ele treinou no Brasil até dia 23 de janeiro e depois voltou para Portugal para finalizar a preparação. Ele está voando e se tudo der certo vem coisa boa em Sevilha. Ele está muito bem fisicamente e mentalmente", comentou Luís Fernando Almeida Paula, treinador e irmão gêmeo de Paulo Paula, como é conhecido no cenário internacional. O recorde pessoal do maratonista foi obtido em 2020, em Sevilha, com 2:10:08, marca que garantiu sua participação nos Jogos de Tóquio.

No masculino, também estão inscritos Wellington Bezerra da Silva (APA-PE), que representou o Brasil no Mundial de Doha-2019, Justino Pedro da Silva (APA-PE), vencedor da Maratona do Rio-2021, Edson Amaro Arruda Santos (APA-PE) e Flavio Henrique de Guimarães (ABC-DF).

No feminino, quatro atletas experientes estão confirmadas: Adriana Aparecida da Silva (Pinheiros-SP), bicampeã pan-americana em Guadalajara-2011 e Toronto-2015, que tem 2:29:18, obtido em Tóquio-2012, como recorde pessoal e brasileiro na maratona. Outras inscritas são Valdilene dos Santos da Silva (Pinheiros-SP), Andreia Aparecida Hessel (Pinheiros-SP) e Rosiane Xavier dos Santos. "Estou muito animada depois da boa preparação que fiz. O objetivo é correr bem em Sevilha, gosto de temperaturas mais frias e espero um grande resultado", disse Andreia, que venceu no domingo (13/2) a Meia Maratona de São Paulo, com o tempo de 1:18:14.

O paulista Daniel Ferreira do Nascimento (ANR-RS) já está qualificado para o Mundial, com a marca de 2:06:11, obtida no dia 5 de dezembro de 2021, em Valência, também na Espanha.

As maratonas masculina e feminina do Mundial serão disputadas nos dias 17 e 18 de julho, respectivamente, em um circuito de 14 km na maior parte dele plano, que passará pelas cidades de Eugene e de Springfield. Os atletas começarão e terminarão a corrida em frente ao Estádio Autzen da Universidade de Oregon, uma instalação com capacidade para 54 mil pessoas, sede do time universitário de futebol americano Oregon Ducks.

Foto: COB/Ana Patrícia

Postar um comentário

To Top