A atleta ucraniana Valentyna Kaminska, do esqui cross-country, testou positivo para um esteroide e dois estimulantes durante os Jogos de Inverno Pequim-2022. A informação foi dada nesta quarta (16) pela Agência Internacional de Testagem (ITA).
Segundo a agência, a amostra foi retirada no dia 10 em Zhangkjiakou, onde estão sendo realizadas as competições do cross-country e o caso já foi informado a WADA (Agência Mundial Anti-Doping) nesta terça.
Em nota, a ITA esclareceu que as três substâncias encontradas na amostra, são proibidas pela WADA e a atleta está temporariamente suspensa. Ela ainda pode pedir a análise de uma segunda amostra e tentar reverter a suspensão, antes de uma decisão definitiva.
Ela é o segundo teste positivo em Pequim-2022. O esquiador iraniano Hossein Saveh-Shemshaki, foi pego no doping dia 9, após teste em amostra coletada no dia 7, também por uso de esteroide.
O caso de Valieva é diferente, pois foi de uma amostra recolhida em dezembro e divulgado apenas durante os Jogos.
Foto: Kai Pfaffenbach/ Reuters
0 Comentários