UIPM segere luta de travesseiros e corrida de drones entre potenciais substitutos do hipismo no pentatlo moderno

 

Um atleta atinge o outro com um travesseiro em uma luta

A Comissão de atletas da União Internacional de Pentatlo moderno (UIPM) postou nas redes sociais as sugestões que o grupo de discussões propuseram para a substituição do hipismo, que será retirado do pentatlo após os Jogos de Paris em 2024. E algumas sugestões de esportes causaram polêmica entre fãs e atletas, como a possível inclusão da luta de travesseiros ou da corrida de drones na modalidade


Além da luta de travesseiros e da corrida de drones também foram citados na postagem o ciclismo ( mountain-bike, ou moto cross ou bicicletas elétricas), transformação do pentatlo em um híbrido do triatlo - excluindo também a esgrima do pentatlo-, patinação, corrida de obstáculos, 3000 metros com obstáculos e corrida com barreiras.


Agora a comissão pede para que atletas e ex-atletas opinem nas melhores opções levando em conta critérios como acessibilidade global para treino e competição, risco de lesões, o direcionamento que a inclusão da nova disciplina dará ao esporte e qual o critério mais importante: longevidade ou apelo para o público jovem.


Entre as dezenas de comentários da postagem chamando os esportes de piadas ou brincadeiras de primeiro de abril- dia da mentira -, o campeão olímpico em Tóquio Joe Choong comentou ironicamente "Que tal uma corrida de cavalos?". Já o pentatleta espanhol Aleix Heredia também ironizou e pediu no lugar do hipismo uma famosa franquia de videogame: "Mario kart por favor."


Em dezembro, o COI colocou em xeque a presença do boxe, levantamento de pesos e o pentatlo no programa olímpico de Los Angeles em 2028. Com isso, as modalidades tem um período de tempo para apresentar melhorias que se adequem as novas realidades impostas pelo COI e se mantenham no programa olímpico.


O Pentatlo recebeu duras críticas nos Jogos de Tóquio devido a pelo menos dois flagrantes de maus tratos de animais, mas esse não é o motivo que a modalidade está na berlinda olímpica. O que o COI quer é que a modalidade seja mais atrativa. Nos jogos de Paris em 2024, haverá uma alteração drástica de dinâmica e uma redução do tempo total de provas de cerca de 4h para 1h30m. 


Disputado desde os Jogos Olímpicos de Estocolmo em 1912, o  Pentatlo moderno é inspirado no pentatlo que era disputado nos jogos olímpicos da antiguidade. A diferença era que na antiguidade o pentatlo era para ver quem era o atleta com melhor aptidão física com provas de corrida, salto em distância, arremesso de disco, salto em altura e luta, nos tempos modernos o pentatlo emula todas as habilidades que um soldado do século XIX deveria ter - correr, nadar, atirar, cavalgar e manusear uma espada. O Pentatlo moderno foi criado pelo criador das Olimpíadas, o Barão de Coubertin.

Veja abaixo a postagem na íntegra:



Foto: Owen Phillips/ Reuters


Postar um comentário

To Top