Roeisland e Maillet vencem a perseguição na Copa do Mundo biatlo em Ruhpolding

Marte Roeisland fotografada de perfil enquanto atira.

A etapa de Ruhpolding, na Alemanha, da Copa do Mundo de Biatlo terminou neste domingo (16) com as disputas das provas de perseguição feminina e masculina. As vitórias foram dos líderes da classificação geral da Copa do Mundo: Marte Roesiland da Noruega no feminino e Quentin Maillet da França no masculino. 

Nos 10km feminino, a sueca Elvira Oeberg largou na frente, mais de 20 segundos antes de Roeisland após sua vitória no sprint no início da semana. Porém a sueca perdeu a vantagem após a primeira rodada de tiros após errar uma das suas tentativas. Roeisland se isolou na liderança após Oeberg novamente cometer um erro na segunda rodada de tiros na posição deitada.

Elvira Oeberg acabou perdendo tempo e foi parar num grupo de atletas que perseguiam Roeisland na liderança, que incluía outras altetas da equipe sueca, como sua irmã Hannah Oeberg (que se recuperou após ser apenas a 11ª a largar) e a francesa Anais Bescond.

Após as duas rodadas de tiros em pé, Roeisland seguiu sem errar um tiro e aumentando a vantagem na primeira posição. Já as irmãs suecas foram se descolando do resto do grupo, para assumiram a segunda e terceira posição. A medalha de prata foi decidida na última rodada de tiros, quando Hanna cometeu um erro. Assim, Marte Roeisland ficou com a medalha de ouro, ao completar os 10km em 30:55.0, sem nenhum tiro perdido. Elvira Oeberg foi a segunda, 20 segundos atrás da líder, com Hanna Oeberg chegando 18 segundos depois.

Elvira Oeberg, Marte Roeisland e Hanna Oeberg posam para foto segurando seus esquis
Elvira Oeberg, Marte Roeisland e Hanna Oeberg após a prova - Foto: Jasmin Walter/IBU

A disputa masculina começou com o francês Fillon Maillet largando na frente, com sete segundos de vantagem para o alemão Benedikt Doll. Na primeira rodada de tiros, Maillet errou um dos alvos, caindo para a segunda posição. Porém, Maillet tirou a diferença nos esquis e conseguiu se aproximar de Doll.

Na terceira passagem pelo stand de tiros, Doll cometeu dois erros, deixando Maillet isolado na liderança. Na última rodada, vários atletas erraram alguns de seus tiros, incluindo o francês que errou o primeiro. Porém, a vantagem já era a suficiente para que Fillon Maillet continuasse na primeira posição até o final da prova, concluindo os 12,5km em 31:30.6.

Fillon Maillet levanta um braço, comemorando, enquanto cruza a linha de chegada
Fillon Maillet cruzando a linha de chegada em primeiro lugar - Foto: Jasmin Walter/IBU
Com os erros na última rodada de tiros, a disputa pelas medalhas ficou aberta entre aqueles que acertaram os cinco tiros finais. A habilidade e a velocidade com os esquis decidiu quem subiu ao pódio, com o russo Alexandr Loginov ficando com a prata e Anton Smolski de Belarus recebendo a medalha de bronze.

Fotos: Jasmin Walter/IBU
 

Postar um comentário

To Top