Primo de atleta morto em acidente no luge em Vancouver-2010 consegue classificação para Pequim-2022

Saba Kumaritashvili de macacão azul com a bandeira da Geórgia

O georgiano Saba Kumaritashvili, primo de Nodar Kumaritashvili, morto após acidente nos treinos para o luge em Vancouver-2010, conseguiu se classificar para os Jogos de Pequim-2022


Sua família é toda ligada a modalidade, sendo seu bisavô o responsável por levar o esporte para a Geórgia, há mais de meio século e seu pai, o presidente da federação nacional, como outros parentes seus que já ocuparam o cargo.


O sobrenome apareceu para o mundo de forma trágica, após o acidente fatal de Nodar na pista de Whistler, nas sessões preparatórias para os Jogos Olímpicos, mas Saba pretende mudar isso.


“Toda geração de nossa família teve pelo menos um esportista de luge, e agora meu pai e eu continuamos essa tradição e seguimos os passos de Nodar”, disse o atleta à Associated Press. “Pensar nele é doloroso, mas também me dá força."


Saba tem a mesma idade que Nodar tinha na época, 21 e conta que sua família fica com o coração na mão quando ele vai competir.


“Toda geração de nossa família teve pelo menos um esportista de luge, e agora meu pai e eu continuamos essa tradição e seguimos os passos de Nodar”, disse Saba Kumaritashvili em entrevista à Associated Press. “Pensar nele é doloroso, mas também me dá força.”


É essa força que o trouxe até aqui, mesmo sabendo que alguns de sua família ficam nervosos sempre que ele pega o gelo por causa do que aconteceu com seu primo.


Nodar Kumaritashvili morreu no dia 12 de fevereiro de 2010, depois de perder o controle de seu trenó durante um treino poucas horas antes da Cerimônia de Abertura dos Jogos de Vancouver. Ele seria o primeiro da família a competir nos Jogos de Inverno.


“Estou feliz e orgulhoso por ter a oportunidade de representar minha família e meu país nestas Olimpíadas. Agora sinto responsabilidade com eles, porque esperam bons resultados de mim. É realmente uma grande motivação, então vou tentar fazer o meu melhor por eles.”


A delegação da Geórgia irá para os Jogos com nove atletas e ele será o único a competir na pista de gelo. A Olimpíada de Inverno Pequim-2022 começa no dia 4 de fevereiro e termina no dia 20. Saba compete logo no primeiro dia, às 07h30 da manhã no horário de Brasília.


Foto: The Associated Press






Postar um comentário

To Top