Egito quer sediar os Jogos Olímpicos em 2036


O primeiro ministro do Egito, Ashraf Sobhi, disse a uma emissora de tv que o país planeja se tornar o primeiro país da África a sediar os Jogos Olímpicos, em 2036.

Sobhi falou a Sky News Arabia que autoridades do país estão no momento preparando um documento para submeter ao Comitê Olímpico Internacional (COI) visando entrar na disputa para receber os Jogos Olímpicos daqui a 14 anos.

Os próximos três Jogos Olímpicos já tem sedes definidas: Paris 2024, Los Angeles 2028 e Brisbane 2032.

Presidente do COI, Thomas Bach falou diversas vezes que sonha em ver um país africano sediando os Jogos. A África é o único continente que não sediou o evento até agora.

No momento está em construção um mega complexo esportivo na nova capital administrativa do país, localizada a 45km a oeste do Cairo (EGY), chamado de "Egypt International Olympic City". O projeto conta com um estádio que pode receber até 90 mil pessoas, uma piscina olímpica, quadras de tênis e um ginásio.

A última vez que uma cidade da África se candidatou para receber os Jogos Olímpicos foi para os Jogos de 2004, quando a Cidade do Cabo ficou na terceira posição. Atenas foi a escolhida.

O continente vai receber os Jogos Olímpicos da Juventude em 2026, em Dacar (SEN). O evento estava previsto para 2022, mas foi adiado por causa da pandemia.

Foto: Xinhua.NET




0 Comentários