Com show de Luana Pekelman, esgrimistas brasileiros têm dia de estreia em competições internacionais


A sexta-feira (14) foi dia de estreia para os brasileiros em diversas competições na Europa, porém teve uma participação que chamou a atenção. Luana Pekelman brilhou na Copa do Mundo de Sabre, que acontece em Tbilisi, na Geórgia, ao terminar a pule invicta e ficar entre as quatro melhores dentre as participantes da primeira fase. Com o desempenho espetacular, a brasileira avançou diretamente para a fase principal do campeonato.

Classificada para o quadro de 64 da fase principal, Luana vai encarar a norte-americana Honor Johnson neste domingo (16), às 4h40 (de Brasília). A brasileira falou como acredita que será o duelo diante da esgrimista dos Estados Unidos.

“A Honor é uma grande amiga minha, acredito que vai ser um jogo com bastante potencial e uma ótima experiência, independentemente de qualquer resultado. Estou muito confiante e, com certeza, vou dar tudo que eu posso para alcançar meu objetivo que é ganhar”, disse a atleta do Brasil.

Luana teve uma participação de gala em Tbilisi. Na pule, ela passou por todas as adversárias do grupo, terminando a primeira fase com 100% de aproveitamento. Ela triunfou nas partidas contra: Mariam Tugushi, atleta da casa, por 5 a 0; Evgenia Podpaskva, da Rússia, por 5 a 2; Ryan Kenkins, dos Estados Unidos, por 5 a 1; Kira Keszei, da Hungria, por W.O; Lam Hin Wai, de Hong Kong, por 5 a 2; e Alexandra Davis, do Reino Unido, por 5 a 2.

“Fiquei muito feliz com minha performance aqui na Geórgia. Dormi bem, me alimentei bem, meditei antes de jogar e me sentia tranquila e confiante. Sempre trabalhando cada toque de cada vez até conquistar o meu primeiro objetivo da competição. Agora é continuar focada para os próximos objetivos”, contou.

Na mesma competição, o país contou com mais quatro brasileiras. Giulia Gasparin também conseguiu passar pela pule ao triunfar em duas partidas. Entretanto, ela acabou ficando no quadro de 128 preliminar ao ser derrotada pela japonesa Jumi Wakita por 15 a 13. Pietra Chierighini, Luiza Lee e Karina Trois pararam nas pules.
No florete, Bia Bulcão fica uma vitória da fase principal

De Tbilisi para Poznan. A cidade polonesa é palco da Copa do Mundo de Florete feminino, competição que contou com a participação de três brasileiras: Bia Bulcão, Talia Calazans e Rafaella Gomes.

A primeira foi a que conseguiu ir mais longe na competição ao passar pela pule com três vitórias. Bia seguiu viva no evento ao vencer o embate diante da austríaca Lili Brugger por 15 a 10 no quadro de 128 preliminar. Porém, a brasileira não conseguiu passar pela norte-americana May Tieu (derrota pelo mesmo resultado do seu triunfo anterior) e ficou a apenas um jogo de entrar na disputa da fase principal.

“Eu joguei bem, gostei bastante da minha competição. Tem muita coisa que eu consegui manter dos trabalhos que estou fazendo na Itália (país onde ela treina). Eu tive uma pule difícil, fiz combates bastante equilibrados, então, eu gostei bastante”, analisou Bia.

“Na eliminatória, também. Eu gostei do que apresentei, só acho que não adotei a estratégia correta no último assalto. Eu tinha de ter me imposto mais, até pela árbitra não me conhecer. Tiveram interpretações que acredito que não foram as corretas, o que acabou atrapalhando a minha tática. Mas estou satisfeita com o apresentado, estou bastante motivada para a competição por equipes, acho que podemos conseguir um bom resultado”, complementou.

Outra a passar pela pule foi Rafaella Gomes. Assim como a sua compatriota, ela venceu três dos seus jogos na primeira etapa do campeonato. Na fase eliminatória preliminar, a esgrimista encarou a japonesa Shiori Takezawa pelo quadro de 128 e foi superada por 15 a 8. Por outro lado, Talia não conseguiu avançar da primeira fase.

Guilherme Toldo conhece o adversário da fase principal


O florete também está tendo disputas masculinas, porém em Paris, na França. Na Copa do Mundo, Guilherme Toldo é um dos cabeças de chave da competição e, por isso, está automaticamente classificado para o quadro de 64 da fase principal. Como não precisou jogar a pule, o brasileiro teve de aguardar as definições para conhecer o adversário da estreia. O embate dele será diante do sul-coreano Cheolwoo Im neste sábado (15), às 6h30 (de Brasília).

Além de Toldo, o Brasil está sendo representado por mais três atletas: Henrique Marques, Kevin Lima e Paulo Morais. Todos eles acabaram não passando das pules.

Daniel Coste fica na pule do Circuito Cadete Europeu de Espada


O país também teve esgrimistas atuando por campeonatos internacionais das categorias de base. Em Bratislava, na Eslováquia, Daniel Coste disputou o Circuito Cadete Europeu de Espada e conseguiu apenas um triunfo na pule. Com isso, não avançou de fase.

Ainda na capital eslovaca, neste sábado, vai ser a vez da estreia de Ginevra Giordano na competição da arma, que tem o seu primeiro compromisso marcado para 4h30 (de Brasília).

Foto: Augusto Bizzi/FIE

0 Comentários