Surfe, skate e escalada esportiva a um passo de ser incluídos no programa Olímpico a partir de 2028



O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quinta-feira (9) que surfe, skate e a escalada esportiva deverão ser incluídos no programa olímpico a partir dos Jogos de 2028, que serão realizados em Los Angeles.

A decisão foi tomada na reunião da mesa executiva, realizada hoje, com a concordância do comitê organizador dos Jogos de 2028.

Segundo o presidente da entidade, Thomas Bach, a inclusão dos três esportes no programa foi baseada pela contribuição para o sucesso dos Jogos Olímpicos deste ano, em Tóquio, o compromisso com a inovação e a parceria com Los Angeles, tendo em vista as raízes profundas das modalidades na Califórnia. A cidade poderá ainda escolher outros esportes para incluir nos Jogos.

A decisão final sobre o programa de 2028, que no momento tem 28 esportes, será feita em Pequim, durante os Jogos Olímpicos de Inverno, ano que vem.

As três substituiriam o pentatlo moderno, o levantamento de pesos e o boxe. Mas as três modalidades ainda podem ser incluídas em 2028, entretanto terão que alcançar certas metas até a sessão do COI a ser realizada em 2023.

A mesa também discutiu sobre a questão do futebol, do boxe e do levantamento de pesos. O COI segue monitorando o calendário mundial e a proposta da FIFA de realizar a Copa do Mundo de dois em dois anos. 

A AIBA, que comanda o boxe, que segue fora do movimento olímpico, terá as suas competições avaliadas antes de Paris 2024 em relação as mudanças de arbitragens e a integridade de suas lutas. Já a IWF, que por enquanto ainda segue reconhecida pelo COI, não alcançou as metas estabelecidas e segue sendo monitorada.

Foto: Jonne Roriz/COB

0 Comentários