UIPM confirma retirada do hipismo, do programa do pentatlo moderno a partir de 2024 - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

UIPM confirma retirada do hipismo, do programa do pentatlo moderno a partir de 2024

Compartilhe


A União Internacional de Pentatlo Moderno confirmou nesta quinta (4) a retirada do hipismo das cinco modalidades do esporte. O motivo, é manter o pentatlo como um esporte olímpico. A UIPM viu no caso de agressão da treinadora alemã Kim Raisner ao cavalo da atleta Annika Schleu, uma ameaça a continuidade do espore, visto que a repercussão do caso foi ruim para a modalidade.


Surte+: Treinadora que agrediu cavalo em Tóquio é repreendida pela UIPM


No programa olímpico desde 1912, o pentatlo moderno tinha como esportes: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida. Para substituir o hipismo, a UIPM disse que irá abrir uma consulta com atletas, dirigentes e pessoas ligados a entidade para definir o esporte. A alteração só irá valer após as Olimpíadas de Paris-2024. 


Na terça, o jornal britânico The Guardian afirmou que o ciclismo havia sido o escolhido, mas a informação não foi confirmada pela entidade responsável pela modalidade.


“O Pentatlo Moderno permanecerá um esporte de cinco disciplinas e continuará a fornecer o exame moral e físico final de um atleta, como Coubertin imaginou.” disse o presidente da UIPM.


O novo esporte deve levar em conta alguns critérios como: Se enquadrar em um formato de 90 minutos, ter acessibilidade global, taxas mínimas de lesões e ser de baixo custo para atletas e organizadores. 


Foto: Miriam Jeske/COB

Nenhum comentário:

Postar um comentário