Últimas Notícias

Com presença de Rebeca Andrade, COB inaugura exposição de itens históricos de Tóquio 2020



A sede do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Rio de Janeiro, teve uma manhã dourada nesta quinta-feira, dia 4. Rebeca Andrade, campeã olímpica e mundial de ginástica artística, foi a convidada de honra do lançamento da exposição de itens usados pelos atletas brasileiros na histórica participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A ginasta vibrou ao ver exposto um de seus collants usados em Tóquio. O uniforme trouxe boas recordações para Rebeca.

“Esse foi um dos primeiros collants que usei em Tóquio. Tenho um carinho muito grande por ele, que me faz lembrar que tudo valeu a pena. Escolhi doar esse collant porque tem a bandeira do Brasil, representa bastante o nosso país, tudo que eu vivo e acredito. Estou muito orgulhosa por tudo que eu fiz e por estar trazendo essa felicidade para as pessoas que gostam e torcem de mim”, afirmou Rebeca, ressaltando a importância da valorização da memória olímpica no país. “É muito importante essa valorização do meu trabalho. É um orgulho enorme ter um objeto meu aqui guardado com tanto carinho. Por mim, pela minha equipe e pelo o meu país”, completou a ginasta.

Além das conquistas da ginasta, momentos marcantes da melhor participação brasileira na história olímpica estão sendo relembrados com a exposição. O país voltou de Tóquio com 21 medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e oito de bronze e muita história para contar. O acervo da mostra traz itens como um pedaço da prancha quebrada de Ítalo Ferreira da final olímpica do surf; a touca e os óculos do nadador Bruno Fratus na final dos 50m livre; o boné da skatista pratetada Rayssa Leal; o número do barco campeão olímpico de Isaquias Queiroz; além de bolas de tênis e vôlei assinadas pelas medalhistas brasileiras nos Jogos.

Além do material de atletas brasileiros, a mostra também expõe a Tocha Olímpica de Tóquio e outros 25 itens do acervo de memorabilia do COB, como mascotes, pins e medalhas relativos aos Jogos de Tóquio. São objetos licenciados dos Jogos Olímpicos que refletem tradições do Movimento Olímpico e a cultura do Japão (como o Daruma, o Manekineko, leques), e o contexto em que foram realizados os Jogos, com as máscaras de proteção contra a Covid-19.

O COB possui um acervo de mais de oito mil peças, entre tochas, medalhas, mascotes e outros objetos de memorabilia olímpica. O COB realiza pontualmente exposições como essa, assim como no âmbito virtual. No ano passado foi aberta a galeria do Centenário Olímpico no eMuseu do Esporte, e ainda em 2021 haverá uma outra sobre a participação do Brasil em Tóquio.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar