Últimas Notícias

Nadadora estreante no esporte paralímpico fatura duas medalhas no Meeting do Rio de Janeiro


A nadadora Jéssica Oliveira, da classe S2, estreou no esporte paralímpico no Meeting do Rio de Janeiro neste sábado (16), no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN). A jovem de 16 anos faturou um ouro e uma prata os 50m livre e 50m costas, respectivamente.
 
Ao todo, 165 atletas (88 do atletismo e 77 da natação) de 20 clubes, do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná, participarão das competições que têm caráter regional.

Jéssica, também conhecida como Jessyborg no Instagram (que conta com mais de 29 mil seguidores), teve meningite meningocócica aos 10 anos e perdeu os quatro membros (acima dos joelhos e dos cotovelos) e audição. O apelido vem da mistura de seu nome com "ciborgue", devido as próteses que usa. 

Nas redes sociais, Jéssica compartilha experiências e conhecimentos relacionados a deficiência e no ano passado teve sua primeira biografia publicada, "Jessiborg - desista de desistir". Ela começou no esporte paralímpico em setembro de 2019 no Clube de Regatas Vasco da Gama. Em sua estreia em competições oficiais no paradesporto, neste sábado, a jovem competiu os 50m livre (2min01s53) e os 50m costas (3min16s74) e faturou o ouro e a prata, respectivamente.

“Participar do Meeting foi uma experiência maravilhosa, de muito aprendizado! Só de estar aqui já é um grande avanço, me esforcei muito, acreditei muito em mim. O que eu aprendi hoje vou levar pros meus treinos. Foi minha estreia no paralímpico, já participei de outras competições convencionais, mas o paralímpico é um outro mundo, outra visão e eu estou muito feliz por isso”, declarou a nadadora.

No próximo mês, a carioca participará das Paralimpíadas Escolares pela equipe estadual. “Estou muito animada para as Paralimpíadas Escolares, sei que será incrível! A minha meta é entregar o meu melhor”, completou. As Paralimpíadas Escolares acontecerão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 24 a 26 de novembro, para atletas em idade estudantil de 11 a 17 anos.

Idealizado e criado pelo CPB, o Meeting Paralímpico tem como objetivo promover o desenvolvimento da prática esportiva nos municípios e estados do país, contribuir para o aprimoramento técnico das modalidades em disputa e propiciar oportunidades de competição aos atletas paralímpicos de elite. A próxima etapa será em Brasília, em 23 e 24 de outubro.

Foto de capa: Alexandre Loureiro/Exemplus/CPB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar