Últimas Notícias

A dois anos de sua abertura, Santiago 2023 apresenta Fiu, mascote oficial do evento


Em comemoração à marca de dois anos para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, a Panam Sports divulgou neste sábado (16) o mascote oficial do evento. Fiu, como é chamado o personagem, é inspirado no Tachuris rubrigastra, um pássaro de sete cores que é nativo da região centro-oeste da América do Sul e muito comum nos pântanos do Chile.

"Uau, Fiu é um pássaro tão bom que vai nos mostrar que ser pequeno não significa que você não pode dar o seu melhor. Por isso continua praticando cada um dos 38 esportes pan-americanos e 17 esportes parapan-americanos que fazem parte do programa de competições do evento", disse o diretor executivo do Santiago 2023, Felipe De Pablo.

Fiu superou a concorrência de cinco personagens em uma votação popular, que envolveu mais de 45 mil participantes no site de Santiago 2023, para ser escolhido o mascote oficial do evento. As sete cores de Fiu representam a diversidade do ser humano e dos atletas. Elas significam força, perseverança, respeito, determinação, honestidade, companheirismo e paixão.

A escolha do personagem foi revelada em uma cerimônia no Cerro San Cristobal, na capital chilena, em comemoração à regressiva de dois anos para a próxima edição dos Jogos Pan-Americanos, que vão ser iniciados em 16 de outubro de 2023. Entre os presentes do evento, estavam dirigentes do comitê organizador, incluindo o presidente da Panam Sports, Neven Ilic.

“Os Jogos Pan-Americanos representam um grande sonho que todos nós do esporte temos há muitos anos. E estamos a dois anos dessa realidade, que deve gerar mudança e esperança para o futuro do esporte no Chile, que melhora e continua crescendo a cada dia ”, disse Ilic.

Os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 serão realizados em 17 dias e esperam receber 10 mil atletas de 41 países. O programa do evento multiesportivo reunirá 52 modalidades, com todas as que estarão no programa olímpico de Paris 2024 (a exceção é o breaking). Santiago 2023, inclusive, funcionará como pré-olímpico para diversos esportes.

Também estão incluídos no programa do Pan de 2023, beisebol, softbol e caratê, que estiveram em Tóquio 2020 mas não participarão de Paris 2024. Completam a lista: boliche, raquetebol, squash, esqui aquático, pelota basca e patinação artística e patinação velocidade. Serão aproximadamente 400 eventos com distribuição de medalha.

Foto de capa: Panam Sports

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar