Últimas Notícias

Brasil inicia participação no Pan-Americano da Juventude de tênis de mesa no domingo


O Brasil vai muito bem representado no Campeonato Pan-Americano da Juventude de Tênis de Mesa, que começa a ser disputado no domingo (12) e vai até o sábado (18) em Santo Domingo, na República Dominicana. 

Com uma delegação composta por 16 mesa-tenistas, a equipe brasileira é liderada por Giulia Takahashi, que vai para a sua primeira competição internacional após a disputa da Olimpíada de Tóquio, e conta com outros atletas do Programa de Desenvolvimento da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), como Laura Watanabe, Leonardo Iizuka e Diogo Silva.

Além destes, o Brasil tem mais atletas de destaque da nova geração: Richard Pinheiro (atual campeão brasileiro do Absoluto A), Kenzo Carmo, Felipe Arado, Abimael Araújo, Henrique Noguti e Kim Iwasaki no masculino; e, Beatriz Fiore, Sofia Kano, Livia Lima, Sabrina Miyabara, Karina Shiray e Lhays Stolarski no feminino.

A disputa tem uma importância a mais por ser um torneio classificatório para o Campeonato Mundial da Juventude, que vai acontecer em Vila Nova de Gaia, em Portugal, entre 2 e 8 de dezembro. Nos torneios individuais, os dois primeiros colocados se classificam, enquanto somente os times campeões conseguem a vaga nas equipes.

Giulia Takahashi foi reserva da equipe olímpica brasileira (Foto: Gaspar Nobrega/COB)
Giulia Takahashi é uma das principais candidatas a esta vaga. Em Tóquio 2020, a mesa-tenista foi a reserva imediata da seleção brasileira, mas, em Santo Domingo, ela terá papel de destaque em razão da vivência olímpica que teve. Ela enalteceu ter tido a oportunidade de participar da Olimpíada e apontou que a participação foi benéfica para a sequência da sua vida desportiva.

“Ter essa experiência olímpica foi muito bom, pois pude acompanhar as melhores do mundo, sentir a pressão de estar lá, poder ajudar as meninas (Bruna Takahashi, Jessica Yamada e Caroline Kumahara) nos treinamentos, e acompanhar tudo de perto. Acho que isso me inspirou ainda mais para alcançar meus objetivos”, afirmou.

Uma das principais promessas do tênis de mesa nacional, a jovem é a 23ª melhor atleta do mundo sub-17 e a segunda melhor das Américas na categoria. Sobre a esperança depositada nela para o futuro, Giulia acredita que é importante ter cautela.

Giulia Takahashi durante o período de treinamentos para a Olimpíada de Tóquio (Foto: Gaspar Nóbrega/COB)


“Acho legal ser uma referência, mas tem que ter certos cuidados. Acho que tem de ter bastante responsabilidade no que faz”, contou a brasileira.

Após a disputa da Olimpíada, Giulia tirou um tempo para descansar com a família: “Eu tirei uma semana para descansar com a minha família e consegui aproveitar bastante e relaxar o meu corpo e a minha mente”.

Em Santo Domingo, o Brasil vai ser representado em todas as categorias. Ao todo, são 14 disputas entre torneios individuais, duplas e por equipes. Confira abaixo todos os representantes brasileiros em cada embate:

Sub-15

Individual feminino
Karina Shiray;
Beatriz Fiore;
Sofia Kano;
Sabrina Miyabara.

Duplas femininas
Beatriz Fiore e Karina Shiray;
Sofia Kano e Sabrina Miyabara.

Equipe feminina
Brasil: Beatriz Fiore, Karina Shiray, Sabrina Miyabara e Sofia Kano.

Individual masculino
Leonardo Iizuka;
Felipe Arado;
Abimael Araújo;
Kim Iwasaki.

Duplas masculinas
Leonardo Iizula e Abimael Araújo;
Felipe Arado e Kim Iwasaki.

Equipe masculina
Brasil: Abimael Araújo, Felipe Arado, Leonardo Iizuka e Leonardo Iizuka.

Duplas mistas
Abimael Araújo e Sofia Kano;
Leonardo Iizuka e Karina Shiray.

Sub-19

Individual feminino
Giulia Takahashi;
Laura Watanabe;
Livia Lima;
Lhays Stolarski.

Duplas femininas
Giulia Takahashi e Laura Watanabe;
Livia Lima e Lhays Stolarski.

Equipe feminina
Brasil: Giulia Takahashi, Laura Watanabe, Lhays Stolarski e Livia Lima.

Individual masculino
Kenzo Carmo;
Henrique Noguti;
Diogo Silva;
Richard Pinheiro.

Duplas masculinas
Kenzo Carmo e Diogo Silva;
Richard Pinheiro e Henrique Noguti.

Equipe masculina
Brasil: Diogo Silva, Henrique Noguti, Kenzo Carmo e Richard Pinheiro.

Duplas mistas
Diogo Silva e Giulia Takahashi;
Kenzo Carmo e Laura Watanabe.

Foto: André Soares/CBTM

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar