Últimas Notícias

Seleção masculina sub-19 conquista título do Pan-Americano da Juventude de tênis de mesa

Henrique Noguti, Kenzo Carmo e Diogo Silva no pódio do Pan

É ouro! O Brasil conquistou nesta terça-feira (14) o título da disputa por equipes masculinas sub-19 do Pan-Americano da Juventude, em Santo Domingo, na República Dominicana. O time formado por Diogo Silva, Henrique Noguti, Kenzo Carmo e Richard Pinheiro derrotou o Chile na decisão por 3 a 0. O resultado garantiu a vaga da equipe no Mundial Juvenil, a ser disputado em dezembro.

O primeiro jogo da final por equipes masculina foi entre Diogo e Jeremias Paredes. O brasileiro começou a decisão perdendo o primeiro set por 11 a 9, mas, depois da parcial negativa, dominou totalmente o duelo e venceu os três sets seguintes (11-5, 11-3 e 11-5). Com isso, o Brasil largou na frente no embate: 1 a 0.

O segundo confronto foi entre Kenzo e Eusebio Vos. E foi uma partida de tirar o fôlego. A exemplo do seu compatriota, Carmo começou perdendo, com 11 a 6 para o chileno no primeiro set. Os dois sets seguintes foram do brasileiro com ambas as parciais em 11 a 5. No quarto set, Vos voltou a equilibrar o duelo e conseguiu empatar ao aplicar 11 a  6. O set decisivo foi nervoso. O chileno chegou a abrir 8 a 5, mas Carmo voltou para o jogo, virou e fechou a parcial em 11 a 8. 

Com 2 jogos a 0 na dianteira, o Brasil precisava vencer mais um duelo para ficar com o ouro. O confronto que definiu o título foi entre Noguti e Matias Pedraza. O brasileiro teve um bom início de confronto ao vencer o chileno por 11 a 6, mas sofreu o empate ao perder a segunda parcial em 11 a 9. A partir do terceiro set, porém, o mesa-tenista do Brasil não deu mais chance ao adversário e triunfou com dois 11 a 6 na sequência.

“Em todos os jogos, os meninos atuaram muito confiantes. Jogamos juntos do começo ao fim. Contei muito com a ajuda deles no banco. Senti que estavam felizes. Absorvemos bem a pressão quando nos colocavam sob pressão. Sempre busquei lembrar a eles do leque de recursos que temos e todos souberam colocar em prática, aproveitaram todas as chances. Muito feliz com esses meninos. Somos uma família chamada Brasil”, comemorou a técnica da seleção, Lígia Silva.

Equipe feminina sub-19 fica com o bronze

Giulia Takahashi tênis de mesa
Giulia Takahashi, que esteve presente na Olimpíada de Tóquio como reserva, foi destaque na equipe sub-19 do Pan (Foto: André Soares/CBTM)
Após grande vitória sobre o Canadá nas quartas de final, a equipe brasileira sub-19 acabou sendo eliminada nas semifinais, o que garantiu o bronze ao quarteto do Brasil, formado por Giulia Takahashi, Lhays Stolarsky, Laura Watanabe e Livia Lima. O revés acabou acontecendo frente ao México, que aplicou 3 jogos a 0 no confronto.

A primeira brasileira a ir à mesa foi Giulia, que acabou sendo derrotada por Arantxa Aceves por 3 sets a 2 (11-8, 8-11, 11-6, 8-11 e 6-11). Posteriormente, foi a vez de Laura, superada por Clio Barcenas pelo mesmo placar da sua compatriota, em parciais de 7-11, 11-8, 8-11, 11-4 e 3-11. Por fim, a vitória de Monica Muñoz sobre Livia sacramentou o triunfo mexicano nas semis, com 3 a 0 (11-7, 11-8 e 13-11).

“Foi um resultado bom, elas ganharam muita experiência. O Pan foi muito importante para elas observarem os pontos a serem melhorados. Tenho certeza de que o campeonato vai ser um divisor de águas para as meninas melhorarem ainda mais na carreira delas”, avaliou o treinador da seleção, Hideo Yamamoto, que ficou responsável pela equipe feminina nesta competição.

Os Estados Unidos acabaram ficando com o ouro, após passarem pelo México na final, por 3 jogos a 1.


O Brasil contou com a participação das equipes sub-15 na competição. Enquanto a masculina parou nas quartas de final, a feminina foi eliminada ainda na primeira fase. O Pan da Juventude segue até o final da semana, com as disputas individuais e de duplas.

Foto de capa: Hideo Yamamoto




0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar