Últimas Notícias

Coreia do Norte é suspensa pelo COI e está fora de Pequim-2022


O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quarta-feira (08) uma punição à Coreia do Norte pela não participação do país nos Jogos de Tóquio 2020. A entidade suspendeu o comitê olímpico do país asiático até o fim de 2022, retirando, assim, as chances da nação de disputar os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, que acontecerão no ano que vem.


A Coreia do Norte foi o único país reconhecido pela entidade a não participar da Olimpíada de Tóquio, desrespeitando o artigo 27.3 da Carta Olímpica, que obriga os comitês nacionais a mandarem atletas para os Jogos. O governo e o comitê norte-coreano alegaram risco para a saúde da delegação em razão da pandemia de Covid-19 para não participar do megaevento deste ano.


No entanto, é de conhecimento internacional que a ditadura de Kim Jong Il não mantém boas relações diplomáticas com o Japão. Historicamente, os crimes de guerra cometidos pelo Japão no século XX durante a ocupação da península coreana reverberam até hoje nas duas Coreias. 


Como sanção ao PRKNOC (Comitê Olímpico da Coreia do Norte), toda a assistência financeira do COI à entidade norte-coreana está suspensa, assim como qualquer benefício de programas do comitê internacional. 


Caso algum atleta do país se classifique para o evento Pequim 2022, seu caso será analisado pelo Comitê Executivo do COI. 


O último evento olímpico com participação da Coreia do Norte foi em PyeongChang-2018, na vizinha Coreia do Sul, quando os dois times de hóquei feminino se juntaram e disputaram como uma só Coreia, alimentando as esperanças da reunificação dos países. 


Foto em destaque: Murad Sezer/ Reuters

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar