Últimas Notícias

Alexandra Trusova se torna a primeira mulher a fazer cinco saltos quádruplos em um programa de patinação artística

Sasha Trusova patinando em um rink. Ela tem cabelo vermelho e usa um vestido preto.

Alexandra "Sasha" Trusova fez história no último fim de semana. A patinadora russa, se tornou a primeira mulher a executar com sucesso cinco saltos quádruplos em uma apresentação. O feito foi realizado no Russian Senior Test 2021, evento não oficial, onde os atletas russos costumam apresentar suas novas apresentações ao público no início da temporada de inverno.

A apresentação histórica foi realizada no programa longo. Sasha estreiou sua nova rotina ao som de um medley de músicas da trilha sonora do filme Cruella (2021). Veja a apresentação no vídeo abaixo. Os saltos, em ordem, são: quádruplo flip, quádruplo Salchow, duplo Axel com triplo toeloop, quádruplo toeloop, quádruplo Lutz com triplo toeloop, quádruplo Lutz, triplo Lutz com euler e triplo Salchow.



"Não é uma competição oficial, então ainda não estou satisfeita", disse Trusova em entrevista à uma TV russa após o evento. "Geralmente eu patino melhor nos Tests então eu vou trabalhar ainda mais forte para ter sucesso nas competições", complementou a patinadora de 17 anos.

Alexandra Trusova é bicampeã mundial júnior de patinação artística (2018 e 2019) e foi medalha de bronze no Mundial de 2021. A atleta é uma das favoritas para ser convocada como uma das três representantes do Comitê Olímpico Russo nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022. O programa com os cinco saltos quádruplos devem ajudá-la nesse sentido. As próximas competições de Trusova serão o Skate America em outubro e o NHK Trohpy em novembro, ambas competições fazem parte do Grand Prix da União Internacional de Patinação (ISU).

Pequim 2022 deve ser um marco na patinação artística feminina, por ser a primeira edição dos Jogos Olímpicos onde devemos ter mulheres executando saltos quádruplos com sucesso. Até hoje, a única mulher que tentou um quad em Olimpíadas foi a francesa Surya Bonaly nos Jogos de Albertville em 1992. Bonaly começou seu programa longo com a tentativa de um quádruplo toeloop, mas não conseguiu completar as quatro rotações no ar (é o primeiro salto no vídeo abaixo).


Além de Trusova, as seguintes atletas devem tentar saltos quádruplos em Pequim: as russas Anna ShcherbakovaKamila ValievaMaiia Khromykh, a japonesa Rika Kihira, a estadunidense Alysa Liu, além de outras patinadoras que já fizeram saltos quádruplos em treinos, mas ainda não conseguiram executá-los em competição.

Foto de capa: Alexander Wilf/ RIA Novosti

1 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar