Últimas Notícias

De volta ao topo: Países Baixos vencem as Leonas e conquistam a quarta medalha de ouro olímpica no hóquei

Reuters / Bernadett Szabo

O ouro retorna para casa. Os Países Baixos derrotaram a Argentina por 3 a 1 na final do hóquei na grama e conquistaram pela quarta vez o título dos Jogos Olímpicos. A partida disputada nesta sexta-feira (6), no Oi Stadium, foi a segunda decisão em Olimpíadas entre as duas equipes. A anterior tinha sido em 2012. Com o resultado, as neerlandesas voltam ao lugar mais alto do pódio após nove anos.

A final marcou o fim de uma das maiores gerações da história do esporte. Eva de Goede, Caia van Maasakker e Margot van Geffen estavam pela quarta vez seguida disputando a medalha dourada. As atletas são as únicas remanescentes da chamada Geração de Ouro, que conquistou duas vezes as Olimpíadas e três mundiais. Após Tóquio 2020, as jogadoras devem deixar a Seleção.

O primeiro quarto começou com os Países Baixos pressionando e conseguindo um penalty corner com apenas quatro minutos. Mas sem perigo. Depois desse lance, a Argentina dominou praticamente todo o período apesar de não finalizar tanto. Circulando a bola e forçando as rivais a correrem, impediu as ações ofensivas neerlandesas.

Na segunda etapa a partida mudou. As europeias se lançaram ao ataque e buscaram mais ações. Foi assim que conseguiram marcar dois gols quase em sequência nos penaltis corners, onde três dos quatro cobrados foram para dentro. Margot van Geffen abriu o placar desviando o disparo da Frédérique Matla aos 23 minutos.

Logo depois, mostrando todo o poderio neerlandês, começou a avalanche de gols. Uma das últimas remanescentes da Geração de Ouro, Caia van Maasakker ampliou aos 26 e 29, também com penalties corners. Las Leonas, entretanto, continuaram atacando e diminuíram na mesma jogada. Agustina Gorzelany, já com o relógio zerado, marcou o gol das argentinas.

Após o intervalo, o jogo voltou mais equilibrado. Argentina passou a fazer marcação mais alta e tentando impedir os Países Baixos de jogar. No entanto, acabou ficando uma partida mais amarrada e sem tantas penetrações nas grandes áreas. O único perigo aconteceu com Alonso, que num disparo acabou errando o gol.

Nos últimos 15 minutos de hóquei nos Jogos Olímpicos, o ritmo continuou igual. Controlando o jogo, as neerlandesas arriscaram menos e buscaram o um contra um pelos lados, tentando uma jogada que forçasse faltas. Mas as Leonas seguiram agredindo ofensivamente. Só que acharam um Países Baixos completamente fechado e impedindo qualquer ataque.

E foi assim, após nove anos, que os Países Baixos voltaram a ser campeões no hóquei na grama. Desde Sydney as neerlandesas conquistam uma medalha olímpica. Já a Argentina, assim como em 2000 e 2012, repete a prata no esporte e sofre nova derrota para a maior rival na modalidade. 


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar