Últimas Notícias

Cátia Oliveira vence na estreia do tênis de mesa em Tóquio; Luiz Manara e Lethícia Lacerda perdem


Mais três mesa-tenistas brasileiros entraram em ação na madrugada desta quarta-feira (25), no primeiro dia de disputas das Paralimpíadas de Tóquio. Destes, apenas Cátia Oliveira (classe 2), atual vice-campeã mundial, conseguiu uma vitória. Luiz Filipe Manara e Lethicia Lacerda (classe 8) encararam adversários muito fortes e foram derrotados.

Cátia é da classe 2 e compete nos Jogos contra adversárias também da classe 1. Ela encarou uma adversária justamente da classe 1, a finlandesa Aino Tapola, e venceu por 3 sets a 1 (11-4, 7-11, 11-8 e 11-8). Esta foi apenas a segunda vitória brasileira nesta Paralimpíada, a primeira na "mesa" - a outra foi por W.O -, entre sete atletas que já jogaram.

Com o triunfo, Catia praticamente assegurou sua passagem para as quartas de final, já que cada grupo tem três atletas e as duas melhores avançam. A brasileira voltará à mesa do Ginásio Metropolitano de Tóquio já nesta quarta-feira, por volta das 23h40, no horário de Brasília, para encarar a polonesa Dorota Buclaw.

Luiz Filipe Manara, por sua vez, fez um grande jogo contra o chinês Ye Chao Qun. Em parciais muito apertadas, o brasileiro saiu derrotado em 3 sets a 1 (11-9, 10-12, 13-15, 11-9, 10-12), em 35 minutos de partida. O brasileiro voltará a jogar na quinta-feira (26), às 08h40, contra o sueco Linus Karlsson. Ele precisará vencer para seguir na competição.

Contra Qun, Luiz venceu o primeiro set após muito equilíbrio. Ele chegou a ter um set point na parcial seguinte, mas sofreu a virada. No terceiro set, o brasileiro saiu de uma desvantagem de 9-6 e salvou cinco set points (todos no saque do adversário), mas acabou derrotado em 15-13. Na quarta parcial, Mainara chegou a abrir 4-0 e 8-5, porém se complicou e cedeu ao adversário, que venceu por 12-10.

Lethicia Lacerda, a caçula da equipe mesa-tenista brasileira, também da classe 8, perdeu para a norueguesa Aida Dahlen por 3 sets a 0 (6-11, 8-11 e 7-11). O próximo jogo da brasileira é na quinta (26), às 22h20, contra a chinesa Huang Wenjuan. Para se classificar para as quartas de final, a brasileira precisará vencer o duelo. Em caso de nova derrota, estará eliminada.

Lethícia até largou na frente no primeiro set, mas sofreu um apagão no final e perdeu por 11-6. O segundo set foi marcado por alternâncias. A brasileira abriu 3-0, a norueguesa fez nove pontos seguidos para virar em 9-3 e Lethicia encostou em 9-7. Dahlen pediu tempo e conseguiu manter a concentração para fechar em 11-8. Na terceira parcial, a brasileira foi dominada e perdeu por 11-5.

O Brasil ainda entrará em ação seis vezes no tênis de mesa nesta quarta. Carlos Carbinatti (classe 10) joga às 04h; Millena dos Santos (classe 7), às 05h20; Israel Stroh (classe 7), às 07h20; Danielle Rauen e Jennyfer Parinos (classe 8) - ambas já fizeram sua estreia - e Welder Knaf (classe 3), às 08h; e Joyce de Oliveira (classe 4), às 08h40.


Fotos: Alê Cabral/CPB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar