Últimas Notícias

Paulo André avança para a semifinal dos 100m rasos em Tóquio

Paulo André ficou na espera por seu tempo após sua estrei em Tóquio (Foto: Hannah McKay/REUTERS)

Principal velocista do Brasil, Paulo André se classificou para as semifinais dos 100m rasos nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele ficou na terceira colocação da sexta série eliminatória da prova, disputada neste sábado (31), no Estádio Olímpico de Tóquio, e marcou 10.17. Rodrigo do Nascimento e Felipe Bardi também participaram dos 100m, mas não avançaram. 


Paulo foi o único dos cinco atletas brasileiros a entrarem em ação nessa sessão eliminatória do atletismo em Tóquio a avançar de fase. Ele competiu numa bateria com atletas muito fortes, como o sul-africano Akani Simbine e do marfinense Arthur Cissé, mas a série acabou sendo a mais lenta entre as sete realizadas no dia.


Paulo André teve o segundo pior tempo de reação entre os competidores da bateria, mas cresceu na reta final e chegou em terceiro lugar, a 0.02 a frente do iraniano Hassan Taftian. O 10.17 do capixaba foi apenas o 26º melhor tempo da eliminatória - o segundo pior entre os classificados. O vencedor de sua série, Simbine, marcou 10.08.


Logo após a prova, o brasileiro analisou sua prova. "Tive uma boa saída, mas uma má aceleração. Eles fugiram um pouco, mas eu me tranquilizei e consegui acompanhar e atacar no final para e classificar. Entrei para fazer uma prova por tempo, mas no meio dela tive de ter paciência para mudar essa estratégia e consegui", disse.

A chegada apertada da série disputada por Paulo André (Phil Noble/REUTERS)

Rodrigo do Nascimento e Felipe Bardi também competiram, mas ficaram longe de avançar às semifinais, terminando na quinta e sexta colocações de suas baterias. Eles marcaram 10.24 e 10.26, respectivamente. Os dois ainda integrarão o revezamento 4x100m brasileiro, que é cotado para o pódio em Tóquio.


A melhor marca das eliminatórias foi do canadense Andre de Grasse, que marcou 9.91. O italiano Lamont Jacobs fez 9.94 e bateu o recorde nacional. Destaque negativo para o norte-americano Trayvon Bromell, um dos candidatos ao ouro. Ele ficou em quarto em sua bateria eliminatória, com 10.05, e precisou esperar a definição das outras séries para avançar com um dos três melhores tempos.


As semifinais e final serão disputadas neste domingo (01º). As semis estão marcadas para 07h15 e a final para 09h50, no horário de Brasília. Serão três baterias com oito atletas e os dois melhores de cada série avançam à decisão, além dos dois melhores tempos no geral. Paulo André está na terceira semifinal, ao lado de Lamont Jacobs, Akani Simbine e Ronnie Baker.


Samory Uiki e Alexsandro Melo participaram do salto em distância e não se classificaram para a final. Uiki foi o 16º da eliminatória - apenas os 12 primeiros avançaram -, com um registro de 7,88m. O último qualificado saltou para 7,96m. Já Alexsandro queimou duas tentativas e obteve um 6,95m em seu único salto válido, terminando na 29ª posição. 


Surte +: Com tripladinha jamaicana, Elaine Thompson-Herah vence 100m rasos e quebra recorde olímpico

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar