Um dos maiores da história do basquete brasileiro, Wlamir Marques tornou-se na sexta-feira, 16 de julho, dia do seu aniversário, o primeiro atleta do basquete masculino do Brasil a entrar para o Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil. Wlamir recebeu a homenagem no salão de festas do seu prédio, em São Paulo, em uma cerimônia emocionante e cumprindo todos os protocolos contra a Covid-19, um dos pedidos de Wlamir para a realização da ação. Rogério Sampaio, diretor geral do COB, participou da solenidade.
- Para mim é uma grande honra, até por ser o primeiro jogador do basquete brasileiro masculino à receber essa linda homenagem. Ao mesmo tempo, quero transferir essa homenagem à todos os atletas que estiveram ao meu lado nas quadras brasileiras e do mundo. Agradeço à todos por fazerem parte dessa linda história - disse Wlamir.
Como atleta, Wlamir mudou o basquete mundial com o seu estilo de jogo, explosivo, com muita técnica e atuando em mais de uma posição. Cria do XV de Novembro, Wlamir fez história no Corinthians e na Seleção Brasileira. Pelo Brasil, foi duas vezes campeão mundial, em 1959 e 1963, além de duas vezes vice-campeão, em 1954 e 1970.
Já nas Olimpíadas, subiu ao pódio em Roma 1960 e Tóquio 1964. Também teve medalhas Pan-Americanas e quatro títulos sul-americanos pelo Brasil. Em clubes, foi multicampeão brasileiro, sul-americano, além de campeão também como treinador.
Wlamir teve suas mãos que tanto pontuaram, eternizadas no Hall da Fama, ao lado de toda a sua família. O ex-jogador completou 84 anos nesta sexta-feira.
Foto: CBB/Divulgação
0 Comentários