Últimas Notícias

Esposa de Alex Zanardi revela que italiano ainda não recuperou a fala um ano após grave acidente de handbike


Um pouco mais de um ano depois do grave acidente de handbike sofrido pelo piloto de paraciclista italiano Alex Zanardi, sua esposa Daniela revelou em entrevista ao site de automobilismo da BMW - marca que tem longa parceria com o italiano, que é embaixador da empresa de carros - que Zanardi está em um quadro estável e que ele consegue se comunicar, mas ele não ainda recuperou a capacidade de falar:


"Foi um processo muito complexo que exigiu mais neurocirurgias e se caracterizou por uma série de contratempos. Alex está em uma condição estável, o que significa que ele pode se submeter a programas de treinamento para seu cérebro e seu corpo. Ele pode se comunicar conosco, mas ainda não consegue falar. Depois de um longo tempo em coma, as cordas vocais ainda precisam recuperar sua elasticidade. Isso só é possível por meio da prática e da terapia. Ele ainda tem muita força nos braços e nas mãos, e está treinando intensamente com o equipamento" explicou Daniela.


A declaração acima desmente as palavras da neurologista Federica Alemanno do hospital San Raffaele, que em janeiro de 2021 afirmou que Alex falou suas primeiras palavras após a sua operação. Daniela explicou que Zanardi se mantém em uma clínica de reabilitação com orientação de médicos, fisioterapeutas, neuropsicólogos e fonoaudiólogos para tentar facilitar sua recuperação.


Daniela também falou sobre as expectativas sobre o futuro de seu marido: "É certamente outro grande desafio. É uma jornada muito longa e no momento não há previsões de quando ele poderá voltar para casa. Colocamos toda a nossa energia na recuperação de Alex."


Zanardi capotou a sua handbike e colidiu com um caminhão durante a objetivo tricolore no dia 19 de junho de 2020, prova ciclística criada por Alex para incentivar pessoas com deficiência a praticarem esportes na Itália. O italiano, piloto com passagem pela Fórmula 1 e Fórmula Indy e dono de 4 medalhas paralímpicas no ciclismo estrada, foi colocado em coma induzido por conta das graves lesões cerebrais e faciais na colisão com o caminhão e desde então vem travando uma batalha para se recuperar. Enquanto seu estado físico é considerado bom, seu estado neurológico nunca foi totalmente relevado ao público. 


foto: AP

1 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar