Últimas Notícias

Com Brasil nos olhos, Lucas Mazzo comemora realização do sonho olímpico


A vida de Lucas Mazzo mudou completamente aos 15 anos. Um grave acidente em um jogo de paintball o fez perder a visão do olho direito. Naturalmente, ele se abateu e passou por muitas dificuldades na adolescência. O esporte, porém, mudou sua vida e hoje, 12 anos depois, o atleta de marcha atlética integra a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Para celebrar esse momento, Lucas foi presenteado com uma prótese ocular de vidro com a bandeira do Brasil, que será usada na competição.

Apesar de gostar de manter a forma física, Lucas não competia profissionalmente antes do acidente no olho. Sua correria era como office boy de um escritório de advocacia. Tudo mudou em um momento de laser com os amigos.

“Em 2009, eu levei um tiro de paintball no olho direito e perdi totalmente a visão. Passei por três cirurgias, reconstrução do globo ocular, da pálpebra e também do arco zigomático, que ficou praticamente destruído. Mas, a minha vida mudou quando eu vi pela primeira vez uma prótese ocular”, contou Lucas, que começou a praticar atletismo em 2011.

A evolução no esporte foi rápida, a ponto de apenas dois anos depois do acidente Lucas já projetar chegar aos Jogos Olímpicos. Pensando nisso, ao conhecer o ocularista Fábio pediu que, caso ele se classificasse um dia para a competição, fizesse uma prótese com a bandeira do Brasil. Dez anos depois, o sonho foi realizado e com a vaga assegurada para Tóquio, a prótese foi produzida.

“O esporte me deu a oportunidade de conhecer vários países, culturas e pessoas diferentes. A única coisa que te limita é a sua mente. Se você pensa grande, pode conseguir coisas incríveis. E hoje eu estou realizando esse sonho de estar nos Jogos Olímpicos”, celebrou Lucas.

Nascido em Belém (PA), o marchador de 27 anos é um dos três únicos atletas do Time Brasil nascido na Região Norte do país. “Acho muito incrível representar o Norte do país, que tem um povo forte, batalhador, mas às vezes faltam oportunidades. Estou aqui para mostrar que é possível. O esporte muda vidas e com um pouco mais de investimento a chance de surgir talentos da nossa região é muito grande”, observou Lucas.

A prova de 20km da marcha atlética nos Jogos Olímpicos acontecerá no dia 5 de agosto, em Sapporo, e o Brasil será representado ainda por Caio Bonfim, uma das referências no esporte para Lucas. “O Caio é um dos meus melhores amigos. Vou direto para Brasília para treinarmos juntos. Somos muito competitivos e ele me inspira muito. Sempre tento buscar referências em atletas como ele”, afirmou o esportista, que imagina como será a reação das pessoas ao ver o seu olho verde e amarelo. “Acho que as pessoas ficarão espantadas, depois terão a curiosidade de entender o que é isso e, por fim, a aceitação. Até para mim é algo novo. Me olho no espelho e acho incrível”, admitiu.

Foto: Wander Roberto/COB

1 Comentários

  1. Apenas uma correção na matéria, o Lucas nasceu em Cametá-PA e não na capital paraense!

    ResponderExcluir

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar