Últimas Notícias

Servílio de Oliveira vence ação contra Fundação Palmares na justiça e consegue volta de homenagem



O Ex-boxeador Servílio de Oliveira, medalha de bronze nos jogos olímpicos da cidade do México em 1968, venceu uma ação na justiça contra a Fundação Palmares, entidade governamental criada para combater o racismo e exaltar feitos de pessoas negras brasileiras. A Fundação tinha retirado, por meio de uma portaria,  em 2020 o seu nome e de diversas personalidades vivas da lista, que passou a fazer apenas  homenagem póstumas.


A 3ª Vara Federal de Santo André (SP) constatou violações ao processo administrativo e danos à honra e imagem do autor e determinou o pagamento de indenização de danos morais no valor de R$ 10 mil e a reintegração de Servílio de Oliveira na lista de personalidades negras homenageadas no site da Fundação Cultural Palmares


Segundo o juiz José Denílson Branco, a exclusão do nome "causou a exposição negativa e desnecessária do autor perante a sociedade civil, tal como se não fosse mais digno do reconhecimento e do prestígio anterior". Além disso, o próprio presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, publicou em redes sociais mensagem que "deixou dúvidas sobre a nobreza de caráter e a relevância para contribuição histórica da cultura negra do feito esportivo do autor". 


Entenda o caso


Uma portaria assinada em novembro de 2020 pelo presidente da Fundação Palmares Sérgio Camargo mudou as regras para a seleção e publicação dos nomes e biografias das personalidades negras notáveis no site da entidade. A partir daquele momento, somente homenagens póstumas seriam prestadas pela entidade, retirando o nome das personalidades vivas presentes na lista. A decisão afetou inúmeras personalidades negras de diversos setores da sociedade brasileira.


Além de Servílio, mais atletas foram excluídos da lista de personalidades negras da Fundação Palmares: Ádria dos Santos, ex-velocista dona de treze medalhas paralímpicas; Janeth Arcain, campeã mundial e dona de duas medalhas com a seleção de basquete; Joaquim Cruz, campeão olímpico em 84 e prata em 88 nos 800 metros rasos; Therezinha Guilhermina, velocista dona de seis medalhas em jogos paralímpicos; Vanderlei Cordeiro de Lima, ex-maratonista bronze em Atenas 2004 e único brasileiro condecorado com a medalha Pierre de Coubertin.


Com informações de Conjur.com.br

Foto: Wikipedia Commons



1 Comentários

  1. Foi certo só deveria ter feito contra o Sérgio Camargo ele que tem que sentir no bolso a fundação palmares é dinheiro publico

    ResponderExcluir

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar