Últimas Notícias

Osaka estreia com vitória em Roland Garros 2021


Atual campeã do Australian Open, a tenista japonesa Osaka Naomi estreou com vitória na chave principal feminina de Roland Garros 2021. Neste domingo (30), ela bateu a romena Patricia Maria Tig, por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 7-6 (4), em 1h47 de partida. 

Esse foi o sétimo triunfo de Osaka no Major parisiense e sua carreira e a quarta vez em que ela avançou à segunda rodada do torneio. Em cinco participações, a tenista japonesa só caiu na estreia, na temporada 2017, quando sequer tinha títulos deste nível. Tig, por sua vez, jogou pela terceira vez em Roland Garros, sendo essa a segunda eliminação na estreia. 

Na segunda rodada do Aberto da França, Osaka encara outra romena, Ana Bogdan, que bateu a italiana Elisabetta Cocciaretto por 6-1 e 6-3. 


O jogo 

A edição 2021 de Roland Garros começou da mesma forma como terminou o Australian Open desta temporada. Com um ponto de Osaka. Mas ao contrário do torneio disputado em fevereiro, no piso duro, logo de cara a atual número 2 do ranking mundial demonstrou suas dificuldades de movimentação no saibro. Ainda assim, confirmou seu saque no primeiro game e na sequência teve quatro break points, para quebrar a adversária e abrir 2-0. 

A partir disso, a tenista japonesa passou a ter uma atuação mais sólida, disparando seus costumeiros golpes fortes, aliados com saques potentes e certeiros, para manter a vantagem obtida. 

Tudo parecia tranquilo na partida, até que um excesso de erros da tenista japonesa causou a perda de seu saque, o que fez Tig retornar ao jogo e ter novas chances de complicar o confronto. Porém, a oportunidade não foi aproveitada, Osaka acertou winners com seu forehand e fechou a parcial inicial por 6-4. 

Osaka não fez aces, cometeu três duplas-faltas, mas das 14 vezes que colocou o primeiro serviço em quadra no primeiro set, ela conquistou 13 pontos, um total de 93% de aproveitamento. A japonesa disparou ainda 24 winners e 16 erros não-forçados, além de ter somado 41 tentos, contra 32 da adversária. 

O segundo set foi mais equilibrado. Nenhuma das tenistas demonstrou estar num nível acima para liderar o placar. Osaka até chegou a ter um break point, que foi salvo por Tig no quarto game da parcial. 

Decisiva, Osaka pressionou a Tig no 12º game e aproveitou de um erro da adversária para chegar ao match point. Mas a romena aplicou boa variação de golpes para se salvar, levando a segunda parcial para o tiebreak. 

No desempate, a quatro vezes campeã de Grand Slam pulou rapidamente na liderança do placar. Mesmo com dois erros, Osaka manteve a vantagem, vencendo o jogo após um backhand na paralela, fechando em 7 a 4. 

A japonesa obteve 71% de aproveitamento nos pontos jogados na rede (5 de 7), e cometeu 19 erros não-forçados, contra 16 de Tig. Osaka fechou o set com 45 dos 84 tentos jogados. 

Foto: Andre Ferreira/FFT 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar