Últimas Notícias

Lúcia Teixeira é bronze no primeiro dia do Grand Prix de judô paralímpico no Azerbaijão


A seleção brasileira de judô paralímpico abriu o Grand Prix de Baku, no Azerbaijão, com uma medalha de bronze. A paulista Lúcia Teixeira foi responsável pelo o feito ao derrotar a russa Natalia Ovchinnikova na categoria até 57kg no primeiro dia de competição nesta terça-feira (25).


Quinta melhor judoca do mundo em sua categoria de peso, Lúcia teve que se recuperar no evento após perder na estreia para a atleta da casa Sevda Valiyeva, que é a sexta do ranking mundial e acabou ficando com o ouro ao bater a uzbeque Parvina Samandarova na final. 


Encaminhada à repescagem, Lúcia reencontrou uma velha conhecida, a argentina Laura Gonzalez, a quem já derrotara nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. Com outra vitória sobre a oponente, Lúcia pôde seguir adiante e disputar o bronze, derrotando Ovchinnikova para ficar com a medalha.


"Estou muito feliz com meu resultado. Havia a expectativa por estarmos há mais de um ano sem competir e a gente já pegou uma competição forte como essa. Trabalhamos dentro das possibilidades, então, o sentimento é de felicidade por estar aqui e por essa oportunidade de competir fora. É muito gratificante sair com a medalha", comemorou a judoca.


O resultado de Lúcia foi o melhor em uma dia que os outros judocas brasileiros não conseguiram ir longe. Giulia Pereira, que é a 16ª do ranking na categoria até 48kg, perdeu seu primeiro combate para a uzbeque Lobar Khurramova e na repescagem, foi superada pela turca Cahide Eke. 


Outros três brasileiros derrotados logo nas lutas iniciais viram seus algozes pararem pelo caminho, o que os impediu de buscar recuperação na repescagem. Na categoria até 52kg, Karla Cardoso perdeu para a ucraniana Nataliya Nikolaychyk, e Maria Núbea Lins, para Sabina Abdullayeva, do Azerbaijão. Na categoria até 73kg masculina, Luan Pimentel levou a pior contra Bachuki Shelia, da Geórgia.


O Brasil volta aos tatames nesta quarta-feira (26), a partir das 3h (horário de Brasília), com as lutas qualificatórias. Alana Maldonado (até 70kg), Rebeca Silva e Meg Emmerich (mais de 70kg), Harlley Arruda (até 81kg), Arthur Silva (até 90kg), Antônio Tenório (até 100kg) e Wilians Araújo (mais de 100kg) serão os representantes do país.


Ao todo, 13 atletas representam o Brasil no GP de Baku, que é o primeiro evento oficial de judô paralímpico desde fevereiro de 2020, quando foi realizado o Aberto da Alemanha. Os atletas que ainda buscam vaga para os Jogos de Tóquio terão uma última oportunidade de somar pontos no ranking mundial, em junho, no GP de Warwick, na Inglaterra.


Foto: Divulgação/CBDV

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar