Últimas Notícias

Equipe de preparação, quatro ciclos de treinamento e aclimatação: o trabalho da seleção masculina para os Jogos de Tóquio



A preparação da Seleção Brasileira masculina de tênis de mesa para Tóquio já começou. Serão quatro ciclos em Ochsenhausen, na Alemanha, antes de um período de aclimatação em Hamamatsu, no Japão, já às vésperas dos Jogos Olímpicos. Hugo Calderano e Vitor Ishiy participarão de todo o processo e aguardam Gustavo Tsuboi e Eric Jouti, que se juntam nas próximas semanas. Ao todo, quase 80 dias de preparação com uma comissão técnica multidisciplinar, sparings internacionais e até local ambientado.

Os técnicos Jean-René Mounié e Michel Blondel compõem a equipe neste primeiro momento, acompanhados pelo fisioterapeuta Mikael Simon e pelo psicólogo Makis Chamalidis. Foram definidos quatro períodos de treinamentos: de 7 a 20 de maio; de 24 de maio a 4 de junho; de 7 a 18 de junho; e de 24 de junho até 9 de julho. Em seguida, a partir de 12 de julho, os brasileiros estarão em Hamamatsu, no Japão, para a fase de aclimatação a poucos dias do início dos Jogos Olímpicos.

O centro de treinamento em Ochsenhausen foi totalmente decorado com fotos de grandes vitórias, bandeiras do Brasil e as cores do país. Tanto Calderano quanto Ishiy participam das atividades desde o primeiro dia, enquanto Tsuboi e Jouti chegam para os dois últimos ciclos por questões burocráticas e pela reta final das ligas europeias. Assim acontece também com o técnico da Seleção masculina, Francisco Arado, o Paco, que se juntará à comissão técnica no decorrer da preparação.

Durante os dois primeiros períodos, o foco será no trabalho físico com o fisioterapeuta Mikael Simon. A parte técnica será intensificada gradativamente, segundo o técnico Jean-René Mounié, que destaca a importância desta sequência de treinamentos.

“É realmente excepcional ter 2 meses para preparar os jogos. Até agora, nunca aconteceu. Vamos nos adaptar, não vamos começar com um ritmo frenético desde o início. Os atletas vão ter que encarar como uma sequência importante”, afirma.

Mounié revela que os brasileiros terão a companhia de oito a dez jogadores de várias nacionalidades, como Hungria, Espanha, França, Índia e Polônia, para complementar o treinamento, como sparrings. “Temos um protocolo bem claro com cada atleta para minimizar os riscos o máximo possível. Michel Blondel e eu cuidamos dos conteúdos dos treinos. Quanto mais avançarmos, mais preciso e individualizado será”, explica o treinador.

Com uma comissão técnica composta por profissionais de diferentes perfis, a ideia é preparar os brasileiros em todos os espectros: técnico, físico e mental. “Esse é nosso jeito de trabalhar. O Michel cuida bastante do treino, da evolução técnica dos atletas. Eu tento trazer um valor agregado com a relação entre os treinos e as necessidades da competição. Como transferir esse ‘saber fazer’ nos jogos. São dois conceitos complementares. O Mikael cuida da parte física: saúde e preparação”, completa Mounié.

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar