CBF anuncia criação da terceira divisão para o futebol feminino em 2022 - Surto Olímpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Pesquisar:

Últimas Notícias

CBF anuncia criação da terceira divisão para o futebol feminino em 2022

Compartilhe

 



A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira (18) a criação de mais uma divisão para o futebol feminino do país. A partir de 2022 será disputada a série A-3 do Brasileirão Feminino, aumentando assim o número de clubes participantes de 52 para 64 entre as três séries.


A criação da terceira divisão tem por objetivo dar continuidade ao trabalho de desenvolvimento do futebol feminino no Brasil, que a partir do próximo ano terá quatro campeonatos adultos em seus calendário: as três divisões do Brasileirão Feminino e a Supercopa do Brasil. 


O Brasileirão Feminino A-3 terá representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Ao todo serão 32 clubes participantes, sendo 27 campeões estaduais somados aos quatro clubes melhores posicionados no Ranking Nacional de Clubes do Futebol Masculino de 2022 e mais um clube da federação melhor posicionada no Ranking Nacional de Federações de Futebol Feminino de 2022. 


Surte +  Corinthians derrota Grêmio e reassume liderança do Brasileirão Feminino


Atualmente com 36 clubes, a série A-2 do Brasileirão Feminino será remodelado. A partir do próximo ano a competição passará a contar com 16 participantes, assim como a divisão de elite. Disputarão a competição na temporada que vem os quatro clubes rebaixados da série A-1 de 2021 e as equipes que passarem para a fase de oitavas de final da série A-2 deste ano (5º ao 16º colocado).


Como ficará a partir de 2022


Campeonato Brasileiro Feminino A-1


16 Clubes Participantes

- (12) remanescentes do Brasileiro Feminino A-1 2021

- (4) clubes oriundos do Brasileiro Feminino A-2 2021;


Formato: Grupo único em turno único, onde todos os clubes se enfrentam. Avançam para a 2ª fase os 8 melhores colocados, que jogam em sistema eliminatório, em ida e volta, até a final.



Campeonato Brasileiro Feminino A-2

16 Clubes Participantes

- (12) clubes classificados para as oitavas de final do Brasileiro Feminino A-2 2021;

- (4) clubes oriundos do Brasileiro Feminino A-1 2020;


Formato: 4 grupos de 4 clubes, jogam entre si em dois turnos. Avançam para a 2ª Fase os 8 melhores colocados (2 primeiros de cada grupo), que jogam em sistema eliminatório, em ida e volta, até a final.


Campeonato Brasileiro Feminino A-3

32 Clubes Participantes

- (27) campeões estaduais na modalidade em 2020/21;

- (4) clubes oriundos do Ranking Nacional de Clubes 2022 (Masculino);

- (1) clubes oriundo do Ranking Nacional de Federações de Futebol Feminino de 2022; 


Formato: Primeira fase com jogos de ida e volta, caso no primeiro duelo a equipe não perca de 3 a 0. Avançam para a 2ª Fase as 16 equipes vitoriosas no duelo, que jogam em sistema eliminatório, em ida e volta, até a final.


Foto: Thaís Magalhães/CBF


Nenhum comentário:

Postar um comentário