Em meio à seletiva, CBDA anuncia possível doping em nadador já classificado a Tóquio-2020 - Surto Olímpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Pesquisar:

Últimas Notícias

Em meio à seletiva, CBDA anuncia possível doping em nadador já classificado a Tóquio-2020

Compartilhe

 


A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou nesta sexta-feira (23) que um atleta participante da Seletiva Olímpica de Natação foi suspenso provisoriamente pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) por um resultado adverso em um teste de março. A entidade não deu maiores detalhes sobre o caso, tampouco divulgou o nome do nadador.


No entanto, conforme apurado pelo Olhar Olímpico - e confirmado pelo Surto Olímpico -, o atleta é André Calvelo, que venceu a disputa dos 100m livre no dia anterior e estava classificado para integrar o revezamento 4x100m masculino. Com o teste positivo, seu resultado é anulado e ele, por enquanto, está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio.


Em nota, a CBDA informou que o teste feito pela ABCD ocorreu fora do período de competição, em 18 de março, no período antecedente à seletiva. "Como o comunicado foi enviado à CBDA nesta sexta-feira, às 15h33, todos os resultados do nadador na Seletiva Olímpica estarão suspensos provisoriamente até decisão em contrário", explicou a entidade.


Com a desclassificação de Calvelo, Gabriel Santos, que não disputou a final da seletiva por ter ficado em nono lugar nas eliminatórias, poderá fazer uma tomada de tempo em busca do índice para Tóquio-2020, que é de 48.57, ou de uma marca abaixo dos 48.87 feitos por Felipe Souza para integrar o revezamento brasileiro.


Caso não consiga nenhuma das duas marcas, o Brasil terá apenas Pedro Spajari, que foi o segundo colocado na final de ontem, na prova individual dos 100m livre. Já a equipe nacional terá Spajari, Breno Correia e Marcelo Chierighini, além de Felipe Souza, quinto na final.


Foto de capa: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário