Valéria Kumizaki derrota chilena e conquista ouro na Premier League de Istambul - Surto Olímpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Valéria Kumizaki derrota chilena e conquista ouro na Premier League de Istambul

Compartilhe

A brasileira Valéria Kumizaki conseguiu um retorno triunfal aos torneios internacionais de caratê depois de um ano. Disputando a primeira competição da temporada, ela conquistou neste domingo (14) a medalha de ouro na Premier League de Istambul (TUR) ao derrotar a chilena Valentina Toro Meneses na decisão do kumitê até 55kg.


Em sua campanha, Valéria venceu quatro lutas preliminares até chegar na final. Ela passou pela suíça Melinda Michel, por 4 a 0, na estreia. Na sequência, bateu a cazaque Sabina Zakharova, por 1 a 0. Nas quartas, teve um confronto difícil contra a turca Tuba Yakan, oitava do ranking olímpico, mas saiu vitoriosa em 2 a 1. Na semi, ganhou da polonesa Dorota Banaszczyk, campeã mundial, por 2 a 0.


Na grande decisão, Valéria teve uma luta disputada. Ela conseguiu um yuko na metade do combate e conseguiu administrar bem o 1 a 0 aberto no placar. No entanto, a menos de dez segundos do final, a chilena devolveu o golpe e empatou o marcador. Com tudo igual, a brasileira foi a vencedora por ter pontuado primeiro, conquistando assim seu décimo título do circuito Premier League.



Número 6 em sua categoria olímpica (17ª no total), Kumizaki ainda luta para conseguir uma vaga olímpica via ranking, através do critério continental, por ter sido campeã pan-americana em Lima 2019 (são distribuídas apenas duas cotas gerais por categoria). O título em Istambul, porém, não contou pontos para a classificação olímpica. 


Somente a Premier League de Lisboa (POR), a ser disputada no final de abril, servirá para o ranking. Outro brasileiro de olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio é Vinicius Figueira, que hoje estaria dentro da classificação na categoria até 67kg. Ele também competiu na Turquia, mas acabou eliminado ainda na estreia pelo cazaque Assylbek Muratov


Foto de capa: Gokhan Taner/WKF

Nenhum comentário:

Postar um comentário