Últimas Notícias

Seleção Brasileira de remo paralímpico se reúne novamente em São Paulo com treinos na água e simulador de barco




A Seleção Brasileira de remo paralímpico foi mais uma equipe nacional a retornar ao Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para a realização da primeira fase de treinamentos no local após a interrupção das atividades causada pela pandemia de Covid-19 no ano passado. Os remadores ficarão concentrados no CT até o próximo dia 3 de março.


Para promover o retorno dos atletas, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) submeteu todos os atletas desta modalidade aos critérios exigidos pelo protocolo sanitário elaborado desde a reabertura parcial do CT, em julho do ano passado.


O plano de retorno deste ano inclui a área de hospedagem do local, que prevê, no máximo, duas pessoas por acomodação e que todas as refeições serão servidas nos quartos. Não será permitido o uso do restaurante ou áreas comuns do residencial.


Para o período, foram convocados 12 atletas que têm cumprido um cronograma de treinos que contemplam duas sessões no período da manhã na raia olímpica do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), com distâncias de até 20 km, e treinos de musculação três vezes por semana.


Além do desempenho nos treinos na água, a comissão técnica brasileira tem realizado avaliações em um aparelho chamado remoergômetro, que simula a prática do remo em um barco e é utilizado para verificar a capacidade fisiológica dos atletas.


"Os campeonatos não aconteceram em 2020 devido à pandemia, e o remo paralímpico carece bastante de competição. Estamos com uma equipe com atletas que compõem todas as classes da modalidade e, com isso, temos conseguido estimular simulações de competições entre eles. Acreditamos, assim, que vamos elevar o nível de competitividade no geral da equipe", explicou Guilherme Soares, coordenador técnico da Confederação Brasileira de Remo (CBR).


Para ele, este e os próximos períodos de atividades no CT Paralímpico vão ser importantes para colocar os atletas brasileiros em condições de disputar medalhas com os principais países concorrentes nos Jogos de Tóquio, como Inglaterra, Austrália, França, Itália e Holanda.


"Musculação é muito importante para os atletas do remo paralímpico. É um esporte que trabalha o corpo todo e que é bem desgastante. Por isso, valências como força, resistência e potência precisam estar sempre sendo desenvolvidas para os atletas estarem aptos a enfrentar as condições encontradas na água e até do vento contrário, já que é uma modalidade praticada ao ar livre", completou.


Até agora, o Brasil tem duas vagas já asseguradas no remo para Tóquio: uma vaga no barco single skiff masculino pela classe PR1 (formada por remadores que possuem somente mobilidade de ombros e braços) e outra no misto double skiff misto pela classe PR2 (para remadores que possuem somente mobilidade nos troncos e nos braços), sendo um homem e uma mulher, ambos com assento fixo.


O país ainda disputa vaga no barco single skiff feminino pela classe PR1 e o quatro com misto PR3 (para remadores com deficiência visual ou deficiências leves e que possuem mobilidade nas pernas, troncos e braços), formado por dois homens, duas mulheres e um timoneiro.


Michel Pessanha, 41 anos, da classe PR2, é um dos remadores que está no CT e pretende estar em Tóquio. Campeão brasileiro, sul-americano e mundial de remo indoor, além da sétima colocação nos Jogos do Rio 2016, o atleta carioca apontou a importância da Seleção Brasileira reunida novamente para a sua preparação individual.


"Essa infraestrutura do CPB ajuda muito nós, atletas do alto rendimento. No clube, a gente trabalha mais o aspecto individual. Mas, no CT Paralímpico, com o suporte de todos os profissionais, a gente consegue trabalhar mais o lado coletivo, de equipe. Estar aqui nos mantém motivado em sonhar com uma medalha paralímpica", afirma Michel Pessanha, que perdeu movimentos da sua perna direita devido a uma poliomielite na infância.


"A raia da USP é mais pesada, que exige mais força do atleta. Já a Lagoa de Freitas, no Rio de Janeiro, por exemplo, é mais leve, o barco flutua mais. Mas, como diz o ditado popular, mar calmo nunca fez bom marinheiro. Então, é bom estarmos adaptados a todos os tipos de condições para chegarmos ao Japão preparados para todas as situações", finalizou Michel, que ainda tem no currículo uma medalha de prata no double skiff misto PR2, ao lado de Josiane Dias, na segunda etapa da Copa do Mundo, na Áustria, em 2018.


Abaixo segue a relação dos atletas do remo convocados para este período de treinos em São Paulo:


Ana Paula Souza (PR3 feminino) - Clube Náutico Martinelli
Angel Santos (PR3 feminino) - Flamengo
Cláudia Santos (PR1 feminino) - Pinheiros
Diana Barcelos (PR3 feminino) - Flamengo
Erik Lima (PR3 masculino) - Náutico
Gessyca Guerra (PR2 feminino) - Flamengo
Jairo Klug (PR3 masculino) - Pinheiros
Joselma Mendes (PR3 feminino) - Náutico
Jucelino Silva (timoneiro) - Clube de Regatas Guanabara
Keizy Bonine (PR3 masculino) - Remo Adaptar
Michel Pessanha (PR2 masculino) - Flamengo
Valdeni Silva (PR3 masculino) - Clube de Regatas Aldo Luz


Foto: Alê Cabral/CPB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar