Últimas Notícias

Número de atletas na cerimônia de abertura da Olimpíada de Tóquio deve ser reduzido quase pela metade

Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio estão reconsiderando a quantidade de atletas que estarão presente em suas cerimônias. De acordo com a imprensa internacional, a expectativa do Comitê Olímpico Internacional (COI) é de que cerca de 6 mil atletas compareça à abertura da Olimpíada, cortando drasticamente o número inicialmente previsto antes da pandemia.


"Para garantir a segurança dos atletas e simplificar as operações nos Jogos de Tóquio 2020, acreditamos que é necessário reconsiderar o número de participantes nas cerimônias de abertura e encerramento e como eles entrarão no estádio", disse Tóquio 2020 à Agence France-Presse (AFP).


Antes do adiamento dos Jogos, a cerimônia de abertura esperava reunir perto do total dos 11 mil atletas que participarão da Olimpíada. Com a necessidade de se tomar medidas preventivas ao coronavírus para a realização de um evento seguro, esse número teve de ser repensando para aliviar as aglomerações causadas nas áreas de espera e de saída da parada das nações.


Apesar de necessária, a redução na cerimônia de abertura foi um fato de difícil aceitação por parte do COI, de acordo com o japonês Yomiuri Shimbun. A entidade que rege o Movimento Olímpico dizia que a cerimônia é um evento que permite que os atletas interajam entre si para demonstrarem o espírito olímpico. Além disso, a diminuição poderia deixá-la menos atrativa para a audiência televisiva, algo temido pelo Comitê.


Ainda segundo o Yomiuri Shimbun, o COI passou a mudar de ideia sobre a questão quando os casos de coronavírus voltaram a crescer em todo o mundo no final do ano passado. Além desta, outras medidas preventivas já foram - e estão sendo - pensadas para prevenir a disseminação do vírus no megaevento. Entre elas, destaque para a restrição dos atletas na Vila Olímpica.


Os atletas serão solicitados a chegar à vila cinco dias antes de sua competição e deixá-la em até dois dias após sua participação. Assim, a cerimônia de abertura deverá contar apenas com os esportistas que forem competir na primeira semana dos Jogos, já que aqueles que participarão da segunda semana ainda não terão chego à vila.


A cerimônia de abertura da Olimpíada está programada para 23 de julho, enquanto a de encerramento para 08 de agosto. Duas semanas mais tarde, será iniciada a Paralimpíada, com abertura prevista para 24 de agosto e encerramento, para 05 de setembro.

Foto de capa: Reprodução

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar