O Japão e o Comitê Olímpico Internacional (COI) desmentiram nesta sexta-feira (22) o jornal britânico The Times, que publicou uma matéria afirmando que os Jogos Olímpicos de Tóquio seriam cancelados por conta da Covid-19, já havendo um consenso dentro do governo japonês. COI e autoridades negaram os boatos e confirmaram a realização do megaevento, cuja abertura está marcada para 23 de julho de 2021.
Publicada na noite de quinta-feira, a notícia repercutiu em todo o planeta e deixou o mundo olímpico agitado. Logo pela madrugada brasileira da sexta-feira, na manhã japonesa, funcionários do governo japonês trataram de se pronunciar para abafar a situação.
O presidente do Comitê Olímpico Japonês, Yasuhiro Yamashita, falou que a notícia foi "fabricada", enquanto a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, disse que não houveram conversas sobre cancelamento ou adiamento dos Jogos.
Comitês olímpicos nacionais também se manifestaram sobre o caso e publicaram notas desmentindo sobre o suposto cancelamento noticiado pelo The Times. Austrália, Canadá e Estados Unidos foram alguns que negaram o cancelamento dos Jogos, ainda na noite da quinta-feira.
Para decretar por encerrada a situação, o COI soltou uma nota oficial, já na manhã desta sexta-feira, informando que a notícia é "categoricamente falsa" e que os organizadores locais e internacionais estão trabalhando firme para realizar os Jogos conforme o planejado, implementando diversas medidas preventivas contra a Covid-19 para que haja segurança nos eventos.
IOC statement on media reports regarding Tokyo 2020 pic.twitter.com/647pj5mx9U
— IOC MEDIA (@iocmedia) January 22, 2021
'The IPC, IOC, Tokyo 2020 Organising Committee and all delivery partners are fully committed and focussed on delivering safe and secure Olympic and Paralympic Games this summer'
— Paralympic Games (@Paralympics) January 22, 2021
IPC statement on Tokyo 2020 speculation: https://t.co/Nv1u7Lpijc | #Tokyo2020 pic.twitter.com/kNAjPVGCJY
Foto: REUTERS
0 Comentários