Brasil sai do segundo dia de Masters de Judô sem vencer lutas



Depois de uma estreia nada agradável para o judô brasileiro no Masters de Doha, no Catar, a equipe verde-amarela teve mais um dia para esquecer nesta terça-feira (12). Os cinco brasileiros que entraram em ação no tatami catari no segundo dia de disputas não venceram nem uma luta, sendo todos eliminados ainda em suas estreias.


Entre os homens, Eduardo Katsuhiro (73kg) não teve chances com o sul-coreano Changrim An, campeão mundial em 2018, que conseguiu dois waza-aris, resultando em ippon. Seu xará, Eduardo Yudy (81kg), caiu diante do italiano Antonio Esposito após receber três shidôs, dois por falta de combatividade.


As mulheres tiveram caminho igual ao dos homens. Aléxia Castilhos, na categoria até 63kg, caiu, por ippon, diante da venezuelana Anriquelis Barrios. Também entre as meio-médias, Ketleyn Quadros chegou a levar seu duelo inicial contra a neerlandesa Sanne Vermeer para o golden score, mas acabou derrotada por imobilização. 


Maria Portela foi quem mais chegou perto da vitória nesta terça. Competindo na categoria até 70kg, ela encarou a australiana Aoife Coughlan. Apesar de não ter encaixado nenhum golpe, a brasileira foi mais agressiva no combate, que foi para o golden score. 


Em um dado momento, a australiana tinha duas punições, enquanto a brasileira nenhuma. Depois de receber um shidô, Portela chegou a imobilizar a adversária (foto de capa), mas a arbitragem viu uma irregularidade e ela ganhou nova punição. Pouco mais tarde, já cansada, foi eliminada após receber uma terceira advertência por falta de combatividade.


Passados dois dias de disputas do Masters 2021, o Brasil apresenta uma campanha abaixo do esperado.  De 11 judocas que já competiram, dez foram eliminados na estreia. Apenas Daniel Cargnin venceu uma luta, tendo sido eliminado já na segunda rodada. 


Vale lembrar que o Masters é a segunda competição mais importante da corrida olímpica do judô, distribuindo 1.800 pontos ao campeão de cada categoria. O torneio reúne apenas os primeiros colocados do ranking mundial. 


Para evitar um desastre ainda maior, as categorias pesadas brasileiras entrarão em ação nesta quarta, no terceiro e último dia de disputas do campeonato. Serão sete atletas: Beatriz Souza (+78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Rafael Macedo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Leonardo Gonçalves (100kg), David Moura (+100kg) e Rafael Silva (+100kg).


Foto de capa: Reprodução/IJF

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem