IPC anuncia cinco esportes novos no programa dos Jogos Paralímpicos de Inverno em 2026





O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) aprovou a inclusão do esqui alpino, do hóquei no gelo, do esqui nórdico (biatlo e esqui cross-country), snowboard e curling em cadeira de rodas no programa esportivo dos Jogos Paraolímpicos de Inverno de Milano Cortina 2026.


A decisão sobre a inclusão do bobsled foi adiada até o início de 2021.


Pela primeira vez, o Conselho de Administração do IPC também aprovou provisoriamente os primeiros 18 eventos, a fim de dar aos Comitês Paralímpicos Nacionais (NPCs, em inglês) e às Federações Internacionais mais tempo para planejar os Jogos. Isso inclui uma nova competição de curling em cadeira de rodas de duplas mistas e dois novos eventos de medalha no snowboard feminino para atletas com deficiências nos membros superiores.


“Estamos satisfeitos porque com mais de cinco anos até os Jogos Paralímpicos de Inverno de Milano Cortina 2026, pudemos confirmar seis disciplinas de cinco esportes para o programa esportivo e anunciar os primeiros 18 eventos que serão inclusos provisoriamente”, disse Andrew Parsons, presidente do IPC.


“Acreditamos fortemente que a inclusão provisória de eventos facilitará o crescimento da participação, avançando as possibilidades de atenderem aos critérios de inclusão quando o programa de competições for totalmente confirmado em dois anos. Além disso, a inclusão provisória oferece às Federações Internacionais oportunidades para o desenvolvimento e recrutamento de atletas, ao mesmo tempo que dá clareza aos órgãos reguladores nacionais em seus programas de planejamento, financiamento e desenvolvimento de longo prazo”, completou Parsons.


Foto: CPB/MPIX

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem