Sem potências como Rússia e Espanha, Europeu de Ginástica Rítmica é dominado por Israel


O Campeonato Europeu de Ginástica Rítmica terminou nesse domingo (29) em Kiev, na Ucrânia. O evento havia começado na última quinta-feira (26) e teve as disputas do individual geral, equipes e times, além da competição juvenil.

O torneio não contou com a participação de países tradicionais na modalidade, como Rússia e Espanha. Com isso, coube a Israel o protagonismo no campeonato. Primeiro, a equipe israelense venceu a disputa geral por equipes com 67.575 pontos, tendo obtido a maior nota na apresentação de três arcos e dois pares de maças, além do segundo melhor desempenho na perfomance de cinco bolas.  Azerbaijão e Ucrânia completaram o pódio.

Na sequência, foi a vez de Linoy Ashram levar o ouro para Israel no individual geral. A briga pelo topo do pódio foi acirradíssima, com Ashram terminando exatamente com a mesma pontuação que Alina Harnasko, de Belarus - 100.900. No entanto, a israelense terminou na frente por ter tido menos descontos técnicos ao longo de suas quatro apresentações. O bronze foi para Anastasiia Salos, também de Belarus.

Na prova por times, que soma os desempenhos das disputas individuais juvenis e da prova por equipes adulta, a Ucrânia terminou em primeiro. As donas da casa também venceram a competição de cinco bolas, fora da disputa geral por equipes. Nos três arcos e dois pares de maças, o ouro foi para a Turquia.

A próxima edição do Europeu de Ginástica Rítmica será em Varna, na Bulgária, entre os dias 09 e 13 de junho de 2021. Na ocasião, estarão em disputa vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Foto: Simone Ferraro/European Gymnastics

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem