Últimas Notícias

Primeiro dia da chave principal em Saquarema mostra força da nova geração no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia





Pela terceira vez consecutiva as principais duplas nacionais se reúnem em Saquarema (RJ) para a realização de mais uma etapa da temporada 2020/2021 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. A disputa acontece no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), e, na sexta-feira (06), foram realizadas as duas rodadas da fase de grupos. Ao final do dia, quatro duplas garantiram classificação direta às quartas de final: Tainá/Victoria (SE/MS), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Ágatha/Duda (PR/SE) e Andressa/Vitória (PB/RJ). Destas, apenas Ágatha e Rebecca têm mais de 25 anos, o que mostrou a força da nova geração no torneio.


Pelo regulamento do circuito , avançam direto às quartas de final as quatro melhores campanhas da fase de grupos. Outros oito times disputam a repescagem na manhã deste sábado (07.11), a partir das 9h. Nesta lista estão a dupla com a quinta melhor campanha, Talita/Carol Solberg (AL/RJ); as cinco parcerias que ficaram em segundo nos grupos: Juliana Simões/Cacá Richa (PR/RJ), Solange/Verena (DF/CE), Érica Freitas/Thati (MG/PB), Taiana/Paula Pequeno (CE/SP) e Josi/Juliana (SC/CE); e os dois melhores terceiros: Elize Maia/Thâmela (ES) e Andrezza/Neide (AM/AL).


Bronze na segunda etapa, realizada em outubro, Tainá/Victoria (SE/MS) ficou com a primeira colocação do grupo E. A dupla venceu Vivian/Rosimeire Lima (PA/AL) por 2 sets a 0 (21/15 e 21/18) na rodada inicial. Mais tarde Tainá e Victoria superaram Juliana Simões/Cacá Richa (PR/RJ) por 2 sets a 0 (21/12 e 21/12). Tainá, de 25 anos, fez um balanço do desempenho da dupla até o momento na temporada.


Na primeira etapa não fomos bem, ficamos aquém do que desejávamos, poderíamos ter feito melhor. Na segunda etapa fizemos pódio, melhoramos muito nosso desempenho, e isso trouxa mais motivação para jogarmos a terceira parada. Começamos muito focadas, no primeiro jogo já fizemos uma boa partida, na segunda enfrentamos a Juliana Simões e a Cacá que estão crescendo, mas nos comportamos muito bem e conseguimos outro resultado importante. Vamos tentar seguir nesse ritmo e avançar ainda mais”, disse Tainá.


Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE), que venceram a primeira etapa da temporada, em setembro, tiveram um começo bastante positivo no torneio atual. Elas abriram a rodada do grupo B com vitória sobre Fabrine/Sandressa (BA/AL) por 2 sets a 0 (21/14 e 21/9). Na partida seguinte elas levaram a melhor sobre Érica Freitas/Thati (MG/PB) por 2 sets a 0 (21/13 e 21/18). Ana Patrícia, que tem 23 anos, relembrou o resultado da dupla no torneio anterior como fator de motivação para voltar a galgar degraus mais altos.


“Iniciamos a etapa muito bem. Conseguimos imprimir um ritmo muito forte de jogo nas duas partidas que fizemos hoje. Depois da etapa passada, que não conseguimos chegar no pódio, nós fizemos um trabalho muito forte, claro que teve mérito dos adversários, mas nosso objetivo é voltar a conseguir os bons resultados para o time”, comentou Ana Patrícia.


Campeãs no torneio anterior, em outubro, Ágatha e Duda (PR/SE) assumiram a ponta do ranking brasileiro e confirmaram o favoritismo que a posição inspira. Elas venceram os dois jogos que disputaram nesta sexta-feira. No primeiro compromisso, Ágatha e Duda passaram por Carol Goerl/Rupia Inck (RS/MG) por 2 sets a 0 (21/16 e 21/16). Mais tarde, ao voltarem à quadra, as atletas venceram Taiana/Paula Pequeno (CE/SP) por 2 sets a 0 (21/18 e 21/13), e terminaram em primeiro no grupo A. Duda, de 22 anos, falou sobre a experiência de enfrentar Paula Pequeno, bicampeã olímpica com a seleção brasileira, que está em início de carreira no vôlei de praia.


“É muito bom começar bem o torneio, isso dá confiança para a continuidade da competição. Esta foi a primeira vez que enfrentamos a Paula Pequeno, que está vindo da quadra, e tem uma história consolidada, e agora está em plena evolução na praia, ainda mais com a parceria da Taiana. Elas formam um time novo, então tivemos que estudar muito para enfrentá-las pela primeira vez”, contou Duda.


A quarta dupla a garantir a classificação de forma direta às quartas de final foi Andressa/Vitoria (PB/RJ), que ficaram em primeiro no grupo D. No primeiro jogo elas venceram Hegê/Talita Simonetti (CE)* por 2 sets a 0 (21/15 e 21/15). No final da rodada Andressa, de 24 anos, e Vitoria, de 21, levaram a melhor sobre Josi e Juliana (SC/CE) por 2 sets a 1 (21/14, 19/21 e 15/10). A paraibana comemorou os resultados e a classificação.


“Hoje foi um grande dia para o nosso time. Somos uma dupla nova nos dois sentidos, formada há pouco e somos jovens, e temos muito o que evoluir. Estamos muito contentes por alcançar duas vitórias no campeonato, que é muito difícil. Tenho muito o que agradecer à Vitória, minha parceira, e ao Hugo, do CT Cangaço, que está aqui conosco dando todo o suporte. Temos que unir as forças de nossa equipe e ir para cima”, falou Andressa.


Entre as 20 equipes que começaram o dia na disputa, oito ficaram com desempenho insuficiente, e se despediram da competição: Izabel/Teresa (PA/CE), Hegê/Talita Simonetti (CE)*, Val/Aline (RJ/SC), Bárbara Seixas/Carol Horta (RJ/CE), Rafaela/Jéssica (PA), Sandressa/Fabrine (AL/BA), Carol Goerl/Rupia Inck (RS/MG) e Vivian/Rosimeire Lima (PA/AL).


Foto: INOVAFOTO/CBV

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar