Últimas Notícias

Nadadores paralímpicos passam por tomada de tempo para simular competições para Tóquio 2021






A equipe da natação paralímpica brasileira realizou na última sexta-feira (13) sessões de treinos com tomada de tempo nas piscinas do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O objetivo da atividade foi proporcionar um ritmo similar ao das competições que acontecerão no ano que vem, entre as quais os Jogos Paralímpicos de Tóquio. 


Durante todo o dia, cerca de 20 nadadores foram divididos em quatro blocos de largada, com intervalos de até uma hora entre um e outro. 


As provas contaram com a presença de árbitro, placar eletrônico e treinadores. Uma equipe de filmagem para avaliação biomecânica, preparadores físicos, nutricionistas e fisioterapeutas, também participaram da atividade para observar o desempenho dos atletas.


“Este tipo de atividade é importante para os atletas terem essa sensação de competição e servir de parâmetro para o trabalho que vamos começar visando a seletiva para os Jogos Paralímpicos. Por isso, buscamos ao máximo trazer um cenário de competição para esses treinos”, afirmou Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação paralímpica brasileira. 


Entre os atletas, estiveram presentes Daniel Dias (classe S5), maior medalhista brasileiro em Jogos Paralímpicos com 24 medalhas, Edênia Garcia (classe S3), medalhista paralímpica e tetracampeã mundial, e Carol Santiago (classe S12), campeã mundial e parapan-americana. 


“Diante do momento de pandemia que ainda estamos vivendo, eventos deste tipo são de suma importância para o nosso desenvolvimento. Estamos há quase um ano sem disputar uma competição oficial. Então, sentir a adrenalina e emoção de competir novamente é muito importante para motivar e relembrar porque treinamos todos os dias”, apontou Ruiter Silva (classe S9), medalhista no revezamento nos Jogos do Rio 2016. 


“Devido à pandemia ficamos muito tempo sem competir. Esta oportunidade de fazer essa tomada de tempo vai proporcionar para nós, atletas, e comissão técnica analisar em qual estágio que estamos, avaliar cada trecho das provas, e verificar o que podemos melhorar nos próximos períodos de treino”, completou Carol Santiago (classe S12), campeã mundial em Londres 2019.


Já para Roberto Alcalde (classe S6), campeão parapan-americano nos 100m peito em Lima 2019, este treino foi o primeiro passo para os atletas se sentirem próximos do retorno das competições oficiais. “Hoje, pudemos notar o reflexo dos treinos que temos realizado recentemente. Estamos focados para a seletiva dos Jogos. Até lá, precisamos corrigir todos os erros para melhorar cada vez mais.” 


Atualmente, cerca de 50 atletas de atletismo, natação e tênis de mesa frequentam o CT Paralímpico diariamente para a realização dos treinamentos. Apenas essas modalidades foram autorizadas a retornar às atividades porque possuem o centro de excelência no próprio local. 


Além disso, o CT Paralímpico tem permanecido com as demais atividades, calendário de competições e outros treinamentos suspensos por tempo indeterminado. Funcionários e demais profissionais que atuam no local diariamente continuam em isolamento ou em trabalho home office.


Foto: CPB/Alê Cabral

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar