Últimas Notícias

Medalha de ouro da final do basquete masculino em Munique-72 está à venda no eBay


A medalha de ouro olímpica conquistada pelo jogador de basquete Sergei Kovalenko, integrante do time da União Soviética (URSS) campeã nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972, está sendo leiloada no site de vendas chamado eBay. 

De acordo com o anunciante, que se apresenta como um especialista em “coisas antigas e vintage da URSS”, a medalha de ouro está sendo oferecida em conjunto com outra medalha de Kovalenko, uma de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968. O preço inicial das relíquias chega aos US$ 50 mil. 




Apesar disso, não se sabe como o vendedor teve acesso às medalhas, já que Kovalenko faleceu em 2004. 

Em setembro deste ano a medalha de ouro foi colocada à venda na Heritage Auctions, de Nova Jersey, mas não foi vendida.

Final histórica e polêmica

A final do basquete masculino nos jogos de Munique-72 entraram para a o hall de polêmicas das Olimpíadas. Isso porque a seleção estadunidense, rival dos soviéticos naquela oportunidade, venceu todas as 62 partidas que tinha disputado nas nos Jogos Olímpicos desde que o basquete estreou em Berlim-36. Desde então a equipe dos Estados Unidos havia conquistado a medalha de ouro em sete torneios consecutivos.

Na final em Munique, Doug Collins converteu dois lances livres faltando três segundos no cronômetro, para colocar os EUA 50-49 à frente no placar contra a URSS. 

Mas enquanto ele estava atirando, os soviéticos pediram um tempo. O jogo recomeçou restando apenas um segundo e, quando o cronômetro zerou, os jogadores estadunidenses começaram a festejar.

No entanto, o chefe da Federação Internacional de Basquete entrou em quadra e determinou que o relógio deveria voltar para três segundos, por causa de um erro de arbitragem.

O tempo foi adicionado ao relógio, e Sasha Belov, da União Soviética, marcou a única cesta que seu time precisava vencer, culminando numa das finais mais polêmicas de toda a história olímpica. 

Foto: Reprodução/eBay




0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar